Criação de galinhas caipiras e de gado de leite estão entre as atividades desenvolvidas 



BELO HORIZONTE (15/01/2026) - Sucessão familiar, desafios e muita vontade de aprender marcam a trajetória da agricultora Cíntia de Jesus Machado Fonseca. A jovem de 19 anos, conta que nunca pensou em abandonar as atividades que desenvolve no sítio Olaria, na Comunidade Pedra Negra, em Santana do Garambéu, para buscar novas oportunidades. 

 “Aqui é bom, pois a gente trabalha com um pouco de tudo, planta diversas culturas, cria animais. Decidi ficar também para seguir os passos dos meus pais e levar adiante o conhecimento que adquiri com eles”. 

O coordenador regional de culturas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Juiz de Fora, Marco Aurélio Borba Moreira, destaca que o cultivo de hortaliças, milho e feijão na propriedade são realizados por Cíntia, o pai e a irmã mais velha. A renda da família é obtida por meio da comercialização dos produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Além de ajudar o pai e a irmã, a jovem ainda se dedica a criação de gado de leite e galinhas caipiras. Em novembro de 2025, agregou mais uma atividade por meio do cultivo de banana. “Fui selecionada para o programa Futuro no Campo e recebi 500 mudas de banana prata anã. Estou muito feliz por iniciar mais uma cultura, espero que produza muitos frutos”, relata. 

Segundo Marco Aurélio, o sistema foi implantado de uma forma particular. “Para fazermos os sulcos, utilizamos arado de aiveca puxado por boi. Fizemos a marcação dos sulcos de plantio em nível, calagem, fosfatagem e adubação orgânica. Assim, a propriedade será uma unidade demonstrativa de plantação de banana agroecológica consorciada com o plantio de milho, feijão e abóbora”. 


Futuro no Campo 

Segundo Cíntia, a falta de incentivo para permanecer no campo é um dos maiores desafios enfrentados pelos jovens rurais, mas graças ao apoio da Emater-MG a atividade tem sido possível. 

 “O Futuro no Campo chegou para prestar apoio neste sentido e ainda auxiliar na aquisição de conhecimentos sobre a área.  Está sendo boa essa experiência de agregar a bananicultura a nossa atividade. Além disso, quero passar esse conhecimento que estou adquirindo para outros jovens e desejo que minha história possa servir de inspiração”, conclui. 


O programa Futuro no Campo foi lançado em 2024 pela Emater-MG. Desenvolvido com recursos da empresa, a ação tem o objetivo de  incentivar o protagonismo juvenil, a geração de renda e a sucessão no campo. Os trabalhos envolvem capacitações, fomento e acompanhamento técnico. Dos mais de 1.400 inscritos, 506 já foram selecionados por meio de edital de chamada pública.

Na Unidade Regional de Juiz de Fora, além de Cíntia, outros 10 jovens estão no programa, desenvolvendo atividades de bovinocultura leiteira, avicultura de postura e cafeicultura. 

Assessoria de Comunicação da Emater-MG​
Jornalista responsável: Gisele Flor
E-mail: gisele.flor@emater.mg.gov.br
Contato: 31 3349-8240
www.emater.mg.gov.br
Fotos: Arquivo pessoal: Cíntia de Jesus Machado Fonseca e Marco Aurélio Borba Moreira





Publicado em: 15/01/2026



Matérias Relacionadas


Compartilhe!