Foco da Agenda

A criação de pequenos animais, como abelhas, aves, caprinos, ovinos, peixes e suínos, são itens fundamentais na alimentação humana. Esta atividade também é importante fonte de renda, sobretudo para a agricultura familiar, onde os índices de produção estão crescendo ao longo dos últimos anos. A Emater-MG desenvolve ações que promovem a sustentabilidade dos sistemas de produção, ampliação da oferta e redução de perdas, uso de tecnologias sustentáveis de produção, aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação, melhoramento da gestão e legalização dos empreendimentos.

Nesta Agenda se trabalha a assistência técnica individual e coletiva, em todas as fases do processo produtivo, bem como a realização de capacitações, eventos técnicos e implementação de programas e projetos. O foco é a busca da eficiência produtiva, econômica, social e ambiental, promovendo a organização das cadeias.

Áreas de atuação:

Apicultura

A cadeia visa a criação de abelhas e produção sustentável, eficiente e organizada dos produtos apícolas: mel, própolis, cera, pólen, apitoxina, enxames e rainhas. Os manejos são adotados dentro das boas práticas agropecuárias e de fabricação, proporcionando produtos de qualidade, valor agregado e renda.

 

 

Aquicultura

A cadeia visa o desenvolvimento técnico de produção sustentável, eficiente e organizado de cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, algas, crustáceos, tartarugas e jacarés, buscando minimizar custos e elevar a produtividade. Minas Gerais merece destaque na produção de pescados devido sua riqueza hídrica, sendo grande produtor de tilápia, truta, peixes ornamentais e camarão de água doce.

Avicultura

O Brasil é um dos maiores produtores de carne de frango do mundo. O foco das ações da Emater-MG é a criação de galinhas e frangos, com adoção das boas práticas agropecuárias e de fabricação, promovendo a produção de ovos e carne de forma sustentável, eficiente, organizada, com atenção no bem-estar animal. A criação no sistema caipira merece destaque pelo aumento de demanda no mercado, pois a carne e o ovo, ambos com sabor diferenciado, são considerados alimentos nobres e com alta qualidade. 
 

 

Caprinocultura

Nessa cadeia, o foco é a criação de cabras para a produção de leite e de carne, com adoção das boas práticas agropecuárias e de fabricação. O objetivo é a produção sustentável, eficiente e organizada, com baixos custos e produtividade elevada, com atenção no bem-estar animal. Merece destaque a produção de derivados do leite de cabra, com sabores diferenciados, muito apreciados e valorizados.

Ovinocultura

Nessa cadeia, o foco é a criação de ovelhas, para a produção de leite, e de carneiros, para a produção carne. São adotados manejos dentro das boas práticas agropecuárias e de fabricação, visando a produção sustentável, eficiente e organizada, com baixos custos e produtividade elevada, com atenção no bem-estar animal. Merece destaque a produção de derivados do leite com sabores diferenciados, muito apreciados e valorizados, além da carne de carneiro, um produto nobre, com grande valor agregado.

 

 

Suinocultura

A cadeia visa a criação de suínos para a produção de carne de qualidade, dada a preocupação com os hábitos alimentares mais saudáveis, atentando para o bem-estar animal. A Emater-MG orienta a produção sustentável de suínos, compatível com a necessidade de elevar a produtividade em espaço físico reduzido, quando comparado a outras atividades de criação de grande porte. A criação de porco no sistema caipira, de raças nacionais, merece destaque pelo aumento de demanda no mercado. A carne é considerada nobre, com sabor diferenciado e proteína de alta qualidade.

 


 

Desafios e Proposições

  • Qualificar os extensionistas e os produtores em processos de produção, com foco em todas as fases das cadeias produtivas dos pequenos animais;

  • Ampliar o potencial produtivo das regiões mineiras, com a adoção da atividade de criação de pequenos animais, diversificando a produção e favorecendo a geração de ocupação e renda;

  • Propor e executar políticas públicas que promovam a geração de pesquisas e que tragam aporte financeiro, para que sejam criadas linhas de trabalho no campo;

  • Promover ações que possibilitem o fortalecimento dos agricultores familiares por intermédio da produção e comercialização coletiva, melhorando a oferta de alimento, aumento de renda e qualidade de vida;

  • Visualizar novos potenciais, regiões e produtores para iniciar a atividade de criação de pequenos animais, diversificando produção e gerando renda.

  • Realizar articulações institucionais para garantir melhoramento da produtividade e tecnologias sustentáveis que possam agregar maior valor ao produto;

  • Incentivar a certificação, a comercialização e o consumo;

  • Garantir acesso ao crédito e à assistência técnica em todas as cadeias de criação de pequenos animais no Estado;

  • Organizar seminários regionais, cursos, palestras, etc.  

 

Certificação de Qualidade 

Certifica Minas Mel

A Emater-MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas de criação de abelhas em todas as fases da produção de mel, atendendo normas ambientais e trabalhistas. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela certificação em Minas Gerais.

Certifica Minas Frango Caipira

A Emater-MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas de criação de frango no sistema caipira, para produção de carne, em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas, além da atenção com o bem-estar animal. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela certificação em Minas Gerais.

Certifica Minas Ovo Caipira

A Emater-MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas de criação de galinhas no sistema caipira, para a produção de ovos, em todas as fases da produção. O trabalho é feito de acordo com as normas ambientais e trabalhistas, além da atenção com o bem-estar animal. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela certificação em Minas Gerais.

 

Parcerias

  • Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

  • Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (Epamig)

  • Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

  • Empresas privadas do setor agropecuário

  • Prefeituras e câmaras municipais

  • Universidades públicas e privadas

  • Associações, cooperativas e sindicatos

  • Instituições financeiras

 

Responsável pela Agenda

Márcia Portugal Santana – marcia.portugal@emater.mg.gov.br


 

Publicado em: 03/02/2022



Matérias Relacionadas


Compartilhe!