Cerca de R$ 90 milhões, provenientes do Acordo de Reparação do Rio Doce, foram investidos na aquisição do equipamento



BELO HORIZONTE (09/11/25) - O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, participaram, nesta terça-feira (9/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da entrega de 190 equipamentos agrícolas para 38 municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, em Mariana.
"Entregar estes maquinários é sinônimo de prosperidade para 38 municípios que foram tão prejudicados com a tragédia de Mariana. Este é apenas um passo para o recomeço de muitas dessas cidades. É assim que nossa gestão funciona, trabalhando junto aos prefeitos, que sabem que têm as portas abertas aqui, que são respeitados e ouvidos em prol de melhorias para a vida dos mineiros", destacou Romeu Zema.
Os maquinários foram adquiridos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). Foram comprados 23 caminhões-pipa, 30 caminhões toco-caçamba de 12 metros cúbicos, 29 pás carregadeiras, 29 motoniveladoras, 24 rolos compactadores, 6 tratores agrícolas, 30 retroescavadeiras e 19 caminhões toco-caçamba de 6 metros cúbicos.
"A entrega de hoje é feita a partir de um esforço hercúleo das nossas secretarias de Agricultura e de Planejamento. Espero que os prefeitos possam perceber o quanto o Governo do Minas se desdobrou para que essas máquinas fossem entregues agora, durante o período das chuvas, para que elas possam ser usadas na manutenção das rodovias", ressaltou o vice-governador Mateus Simões.
Foram investidos cerca de R$ 90 milhões, provenientes do Acordo de Reparação do Rio Doce, na aquisição dos equipamentos. Entre as ações pactuadas está a aplicação de recursos para a aquisição de maquinário para recuperação de estradas vicinais e promoção à adequação de infraestrutura em áreas rurais.
“Nada do que será feito recuperará as vidas perdidas no rompimento da barragem, mas todo o investimento na região faz parte do foco do Governo de Minas em olhar para o futuro, em buscar alternativas para que a região consiga, efetivamente, se desenvolver e promover qualidade de vida para a população. A Seplag busca, com governança compartilhada com os municípios, demais órgãos do Estado e instituições de Justiça, assim como com os atingidos, a melhor condição para viabilizar esse desenvolvimento”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Silvia Listgarten.

Construção com municípios

Os municípios receberam da Seapa-MG a relação dos equipamentos adquiridos para que cada gestor indicasse cinco prioritários para a montagem do kit de maquinário mais indicado para atender às necessidades do local. As cidades beneficiadas são Aimorés, Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Ouro Preto, Periquito, Pingo d'Água, Ponte Nova, Raul Soares, Resplendor, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos da Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.
A entrega do maquinário visa fortalecer a capacidade operacional das prefeituras e acelerar as obras de melhoria da infraestrutura rural. As máquinas irão contribuir diretamente para o escoamento da produção agrícola, para a redução de custos logísticos e para o aumento da segurança em estradas vicinais. A entrega é uma resposta direta ao pedido formalizado pelo Consórcio Público para Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce), em julho de 2025, que apontou a necessidade de fortalecimento da infraestrutura rural nos municípios atingidos.
Outra iniciativa foi a assinatura de um edital - a ser publicado pela Emater-MG, nesta quarta-feira - para atendimento de mais 1500 propriedades rurais com kits de geração de energia fotovoltaica. “Amanhã sai o edital do credenciamento das propriedades rurais elegíveis para receber a instalação de micro-usinas fotovoltaicas. A ação faz parte dos compromissos do anexo 18 do acordo e está limitado às propriedades localizadas até 100 metros da mancha de inundação nos 38 municípios atingidos”, explica o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Acordo de Reparação

O Acordo de Reparação do Rio Doce foi assinado em outubro de 2024 pelos governos de Minas Gerais, Espírito Santo e Federal, os Ministérios Públicos Federal e estaduais, as Defensorias Públicas da União e estaduais e as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton. A prestação de contas das ações executadas em Minas Gerais, neste período de um ano do Acordo de Reparação do Rio Doce está disponível no site da Seplag-MG.

Fonte: Agência Minas
Imagem: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Publicado em: 09/12/2025



Matérias Relacionadas


Compartilhe!