A expectativa é de que 3 mil crianças visitem o espaço e participem das atividades interativas
BELO HORIZONTE (2/6/2017) – A mini fazenda, a “fazendinha” como é chamada pelos visitantes, faz sucesso entre o público, especialmente o infantil. Os mini animais – vacas, coelhos, bezerros e até Lhama fazem parte da programação da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que já está aberta ao público nesta quinta (1/6) e segue com a programação até o próximo domingo no Parque da Gameleira (BH). A expectativa é de que 3 mil crianças visitem o espaço e participem das atividades interativas no cercadinho rural – sempre acompanhadas de monitores, divertindo, aprendendo e aproveitando a oportunidade de ficarem mais próximas da vida no campo. Tem até uma “árvore falante”, que passa para a meninada noções de respeito ao meio-ambiente e a necessidade de preservação da natureza.
Segundo a diretora da Agrotur e responsável pela atividade, Isabel Gonçalves, a mini fazenda é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com o meio rural, especialmente, porque a maioria delas, de Belo Horizonte e Região Metropolitana, cresce no meio urbano e nem sempre pode ter contato mais direto com a natureza e a vida no campo. “É um espaço didático e interativo, que tem o objetivo de promover a socialização das crianças com os animais”.
Os pais aprovam a programação. A engenheira de aquacultura Silvia Mata, mãe da Giovana de 7 anos, sempre traz a filha para visitar a fazendinha. “Acho importante para estimular o respeito aos animais, além do contato com a natureza. Também é importante informar as crianças sobre a origem dos alimentos”, afirma. A menina não pensa duas vezes para falar do que mais gostou: “acho muito legal a mini fazenda e adorei a Lhama”. Para Daniel Marcos, 7 anos, legal demais é a cabra e já sabe a importância de se respeitar o meio ambiente. “Gostei muito da árvore falante também, ela nos ensina sobre a preservação do meio ambiente. Temos que defender a natureza”, afirma."
Uma novidade, nesta edição, é a participação do Blog Mamãe Sortuda. No cenário country “Toca dos Sonhos” as crianças podem tirar fotos, além de realizar atividades lúdicas e oficinas em parceria com os grupos Ciranda de Roda, Dedo Verde, Mágico Gimenez e Arco Iris do Meu Céu. “Dentro das atividades estão conscientização ecológica e interação com a natureza. Será um momento ideal para divertimento e aprendizado das crianças”, afirma a fundadora do Blog Heloisa Azevedo Drumont.
Durante a visita monitorada na fazenda, os pequenos ainda podem visitar o stand da Polícia Militar Ambiental e conhecer o processo de beneficiamento do leite com a Mini Usina Via Láctea da Epamig, com degustação no final.
As visitas guiadas devem ser agendadas. Escolas interessadas podem ligar para (31) 2523-2260 e agendar horário para visita. Durante o final de semana a visitação é livre. A Exposição Estadual vai até o próximo domingo (4/6) no Parque da Gameleira e a entrada é gratuita.
Realização – A exposição é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a parceria das instituições vinculadas Emater-MG e Epamig.
Serviço:
57ª Exposição Estadual Agropecuária – Entrada Gratuita
Horários de funcionamento da Mini fazenda:
Quinta-feira - 9h às 19h.
Sexta e Sábado – 9h às 21h
Domingo – 9h às 18h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Av. Amazonas, 6020 – BH
Fonte: Seapa e IMA
Publicado em: 02/06/2017
Matérias Relacionadas
Compartilhe!