Documento visa reduzir riscos e ampliar a capacidade de resposta dos municípios durante as chuvas


Diretor- presidente da Emater-MG (esquerda) participa do lançamento doPlano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso


BELO HORIZONTE- (06/10/2025) - Com o objetivo de garantir mais agilidade, segurança e apoio aos municípios em situações de emergência, foi lançado nesta segunda-feira (6), em Belo Horizonte, o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031.  O conjunto de ações que visa unificar os atendimentos de ocorrências por meio da articulação entre instituições, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios foi apresentado durante o Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso, evento anual realizado pela coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG).

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais ( Emater-MG) está inserida no programa como responsável pelo processo de catalogação dos efeitos do período chuvoso na infraestrutura rural.  “A gente vai catalogar estes problemas e por meio dessa ação vamos conseguir angariar recursos para que os municípios façam a recuperação de pontes, mata-burros, estradas”, explica o diretor-presidente, Otávio Martins Maia.

A construção de barraginhas, orientação aos produtores em relação ao uso da água e o manejo correto do solo são algumas das ações adotadas pelo trabalho de extensão com o objetivo de melhorar a vida do agricultor e mitigar os efeitos das chuvas, reforçou Otávio Maia.

O  Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso busca reduzir riscos, aumentar a proteção da população e garantir maior eficiência na resposta às ocorrências, diante de mudanças climáticas e eventos extremos.

O governador Romeu Zema (Novo) relata que para evitar maiores tragédias, o estado tem realizado investimentos em tecnologias que detectam com antecedência altas precipitações. Ele destaca a importância de preparar também os municípios para que possam prestar assistência.  “A defesa civil do estado tem realizado treinamentos com as defesas civis municipais, pois são eles  que têm condições de dar o primeiro auxílio aos atingidos até que o estado possa atender. É um trabalho conjunto importantíssimo que pode prevenir muitas vítimas”.  

O coordenador Estadual de Defesa Civil,  Coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, relata as ações já realizadas. “Fizemos um treinamento com mais de 3 mil agentes municipais, distribuição de kits para auxiliar as coordenadorias municipais, linhas de crédito para financiamento aos municípios, construção de bacias de contenção. Uma série de atividades para a gestão de riscos”.

Ele ainda destaca que o plano é fruto de uma governança colaborativa entre mais de 60 instituições, entre órgãos públicos, privados e do terceiro setor. Cada órgão contribuiu com diagnósticos e propostas para fortalecer a resposta integrada do estado.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Jornalista responsável: Gisele Flor
E-mail:gisele.flor@emater.mg.gov.br
Contato: 31 3349-8240
www.emater.mg.gov.br
Fotos: Aline Louise 



Publicado em: 06/10/2025



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!