Emater – MG retoma serviços de assistência técnica prestados em Jeceaba
Os produtores de Jeceaba podem contar novamente com os serviços prestados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater–MG. O escritório local no município, está funcionando desde o dia 23 de maio, como satélite. O mesmo estava parado há cerca de 28 anos. A retomada dos serviços de ATER, tem como objetivo conceder maior facilidade de acesso à assistência técnica, extensão rural, políticas públicas e tecnologias que poderão facilitar e aperfeiçoar o trabalho dos agricultores .
De acordo com a extensionista da Emater-MG que presta o serviço de assistência técnica e extensão rural em Jeceaba, Marisa Barbosa, o município estava sem o atendimento da Emater-MG desde 1988. “Era um desejo dos produtores que a Emater-MG voltasse a atuar em Jeceaba, uma vez que os serviços prestados pela Empresa, se faz necessário para eles. Com o atendimento da Emater-MG em Jeceaba, os mesmos não precisarão deslocar para outros municípios em busca de assistência técnica”, ressalta a extensionista.
Marisa explica que embora o atendimento seja uma vez por semana, já foram prestados alguns serviços de assistência técnica e fomento das atividades agropecuárias no município. “Já realizamos algumas visitas às propriedades de pecuária leiteira e à horticultores a fim de diagnosticar a situação atual. Pretendemos propor ações para melhorar as tecnologias utilizadas objetivando a otimização dos serviços realizados”, conta a extensionista.
Para o secretário municipal de Agricultura, Leandro Marciano, a retomada dos serviços da Emater–MG no município é uma conquista. “A população rural no nosso município representa cerca de 49% e não tínhamos nenhum tipo de assistência, ou ajuda do poder público para os produtores, no desenvolvimento de projetos, na busca do aumento da produtividade, da preservação do meio ambiente, no fortalecimento da agricultura familiar e valorização do homem do campo”, reforça Leandro.
Cerimônia oficial de retomada dos serviços da Emater-MG
Os serviços prestados pela Emater-MG já foram iniciados, mas a empresa no município ainda não foi oficializada para a população. Isso ocorrerá na próxima quinta – feira, 04 de julho, às 19h, no Centro Pastoral João XXII, localizado na Rua Antônio de Souza, 10, no centro de Jeceaba. Na ocasião, será apresentada para os agricultores do município a Casa do Agricultor, local de funcionamento das várias entidades municipais, como a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, a Emater-MG, o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, o Instituto Estadual de Florestas - IEF e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
O secretário de Agricultura ressalta a importância da Casa do Agricultor para o município. “Significa valorização, estímulo, motivação e facilidades. Já que o produtor rural brasileiro contribui com 1/3 do PIB no país, ele O produtor terá a sua disposição muitos serviços concentrados em um só lugar, para que ele possa dispor de uma boa assistência, obter conhecimentos com a finalidade de produzir grandes transformações nas suas vidas e no meio em que vivem, aumentando sua qualidade de vida, uma vez que ele contribui com 1/3 do PIB no país”, exemplifica Leandro.
A Casa do Agricultor está sediada na Rua Antônio Pereira Gomes, 200, no centro de Jeceaba. Lá, ele encontrará disponibilidade de assistência técnica competente, qualificada, diversificada e gratuita. A assistência técnica é feita pela extensionista da Emater-MG, Marisa Barbosa, toda quarta – feira das 08:30h às 17h.
Na cerimônia participarão representantes da Emater-MG, do IMA, do INCRA, do IEF, do IFET-BARBACENA, do Banco Sicoob, do Banco do Brasil, representantes de empresas de mineração e siderurgia presentes na região como: Vallourec e Simitomo Tubos do Brasil, Ferrous Mineração, Vale Mineração, Companhia Siderúrgica Nacional, MRS, Foz do Brasil. Além do Prefeito Municipal Fábio Vasconcelos e seu vice José Coelho e representantes da Câmara Municipal.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Estagiária: Thamiris Franco
Unidade Regional de São João del - Rei
(32) 3372-1227
Publicado em: 01/07/2013
Matérias Relacionadas
Compartilhe!