Emater-MG divulga delícias de café no Fórum do Leite
Produtoras rurais de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, mostraram nesta semana, no lançamento do Fórum do Leite, em Belo Horizonte, que Minas Gerais é mais do que nunca a terra do café com leite. Organizadas pela extensionista Marina Castro Leite, do escritório local da Emater-MG, elas promoveram uma exposição e degustação de delícias produzidas com café – produto tradicional na região. Bombons, bala delícia recheada (foto), gotas de café (grão banhado em chocolate), pão de mel, doce de leite, cocada, brigadeiro, suspiros, marzipã, palha italiana. Tudo com o inconfundível aroma do café.
“Apesar do evento ser sobre o leite, a CooperRita (cooperativa de produtores do município) quis divulgar também o outro produto tradicional da nossa região. E sempre que há oportunidade, acredito que é importante mostrar esse trabalho que as produtoras fazem com o café. É uma forma de agregar valor à produção. Com os doces, muitas famílias têm melhorado sua renda”, explica Marina, da Emater-MG.
O Fórum da Cadeia Produtiva do Leite de Minas Gerais foi aberto na quarta-feira (17 de agosto) pelo governador Antonio Anastasia. O Fórum do Leite, sob a coordenação do governador, vai discutir assuntos de interesse do setor, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e privadas para incentivar a cadeia produtiva.
“Vamos apresentar sugestões e soluções para a questão do leite. Isso significa também agregar valor ao produto feito em Minas, ou seja, não só exportar o leite in natura, mas aproveitar aqui as fábricas de laticínios para fazer iogurtes, queijos sofisticados, o que representa uma renda muito maior para os produtores, fabricantes e para o Estado como um todo, ou seja, mais riqueza e empregos de melhor qualidade”, completou.
“A criação do Fórum do Leite corresponde a um dos deveres do Governo, que é o de incentivar a produção”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. De acordo com o secretário, o Fórum do Leite valoriza o homem do campo e deve beneficiar todos os mineiros, porque os debates e estudos do grupo vão resultar em aprimoramento da qualidade do produto, além de fortalecer a atividade.
“O leite faz parte do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Incentivar a produção, e principalmente o consumo deste alimento tão nutritivo, é compromisso prioritário do governo do Estado”, enfatizou. Nascimento destacou que o Estado tem presença forte na produção de leite e o setor pode evoluir ainda mais. “Minas conta com a maior bacia leiteira do país e cerca de 900 indústrias de laticínios que oferecem produtos de alta qualidade”, informou.
Além do governador e do vice-governador, integram o Fórum da Cadeia Produtiva representantes das seguintes instituições: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (com as vinculadas Emater-MG, IMA, Epamig e Ruralminas); Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede); Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas; Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio); Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); e o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg).
Segundo o secretário Elmiro Nascimento, novos benefícios a serem gerados pelo fórum irão somar-se aos resultados do Minas Leite, programa criado pela Secretaria da Agricultura para introduzir tecnologia de baixo custo destinada a melhorar a produtividade e aumentar a receita das propriedades. Ele informou que, em 2011, o programa deverá contar com mil propriedades de agricultura familiar assistidas, e os resultados serão multiplicados porque cada fazenda serve de modelo para outras dez. A assistência às fazendas é fornecida gratuitamente por extensionistas da Emater-MG, vinculada à Secretaria da Agricultura.
Durante a solenidade, foram homenageados os Produtores Destaque do Programa Minas Leite: José Ronaldo Tonaco (Dores do Indaiá); Carlos Jair Silva (Patos de Minas); Delibe Cordeiro Menezes (Paineiras); Eduardo José Pereira (Janaúba); Geraldo Batista de Paula (Ritápolis); Hélio Aparecido Marinho dos Santos (Bocaiúva); Isley Júnior Paulista (Boa Esperança); Marciano Geraldo da Silva (Coroaci); e Paulo César Ribeiro (Córrego Fundo).
Após o lançamento do Fórum do Leite, a Secretaria da Agricultura realizou também o Seminário Minas Leite, no Auditório JK. Foram apresentadas para os produtores e técnicos de diversas regiões de Minas palestras sobre produção de leite com vacas mestiças, gestão da atividade leiteira, além de uma palestra sobre a indústria de laticínios em Minas Gerais.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Emater-MG – (31) 3349-8241
Assessoria de Comunicação da Seapa – (31) 3915 8545 / 8552
Agência Minas e Blog, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais .
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
Publicado em: 17/08/2011
Matérias Relacionadas
Compartilhe!