Cerca de 50% das pastagens do país estão degradadas
BELO HORIZONTE (24/4/2024) - “Integra Brasil: Pecuária Mais Sustentável”. Esse é um projeto que foi apresentado ao Ministério da Agricultura, em Brasília, nesta terça-feira (23). A iniciativa, resultado da cooperação entre a Emater-MG, a Epamig, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Banco do Brasil e IRancho, pretende apontar um caminho assertivo para a solução de um dos grandes problemas da pecuária brasileira: a grande quantidade de pastagens degradadas.
“Nossa proposta é fazer um trabalho em 202 municípios mineiros, com unidades demonstrativas, mostrando aos pecuaristas a importância de se fazer a recuperação de suas pastagens para maior produtividade do seu negócio”, afirma o diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes, que esteve presente na reunião junto com representantes das instituições parceiras do projeto.
O plano é montar unidades demonstrativas utilizando o Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP). A seguir, a Emater-MG realizaria eventos de capacitação de técnicos e produtores, os já conhecidos Dias de Campo. Posteriormente, esse projeto seria implantado nos demais estados do país, em parceria com as instituições estaduais de assistência técnica e Extensão Rural.
Para o diretor Gelson Soares Lemes, o grande objetivo do “Integra Brasil” é promover a sustentabilidade da propriedade rural. “Uma vez recuperando as pastagens, estaremos também preservando o solo e a água. É uma proposta sustentável de desenvolvimento da pecuária, tanto para Minas Gerais como para o Brasil”, concluiu.
Segundo o Censo Agropecuário de 2017, dos 351 milhões de hectares que o país tem em sua matriz produtiva, 159 milhões são ocupados por pastagens. Deste número, aproximadamente 52% apresentavam algum nível de degradação, segundo levantamento de 2022 da MapBiomas.
Assessoria de Comunicação - Emater-MG
Jornalista responsável: Rafael Soal
Tel: (31) 3349-8096
E-mail: rafael@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
facebook.com/ematerminas
Fotos: Divulgação Emater-MG
Publicado em: 24/04/2024
Matérias Relacionadas
Compartilhe!