Foco da Agenda

Desde o início da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), fundada em 1948, que posteriormente veio tornar- se a Emater-MG, a juventude rural sempre foi prioridade. Uma das primeiras experiências foi a criação, em 1952, do primeiro Clube 4–S (Saber, Sentir, Saúde, Servir) do Brasil, no município mineiro de Rio Pomba. Acompanhando a dinâmica da sociedade, as inovações tecnológicas e de comunicação, a partir dos anos 1990 a Emater Minas Gerais cria uma nova proposta de trabalho com a juventude rural: o Projeto Transformar. O objetivo sempre foi promover a formação crítica, cidadã e profissional desses jovens, habilitando-os para a implementação de projetos produtivos com geração de ocupação e renda. Este projeto foi desenvolvido em toda Minas Gerais.

Em 2016 este trabalho se consolida com a Agenda Estratégica Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar. Diante dos desafios que os jovens ainda enfrentam de autonomia econômica e financeira e de participação social, a Emater–MG foca em ações voltadas para superação desses desafios. São desenvolvidas atividades produtivas geradoras de renda, para a inserção sócioprodutiva dos jovens rurais. Várias ações são desenvolvidas. Entre elas: capacitações e articulações para inserção dos jovens rurais nas políticas públicas; promoção de intercâmbio, com realização de encontros regionais; implantação de projetos produtivos; debates sobre o uso das redes sociais e aplicativos como instrumento de gestão das propriedades rurais.

Outro ponto de destaque foi participação da Emater-MG ao lado de outras instituições do Governo de Minas Gerais para a construção do Plano Estadual da Juventude e Sucessão Rural, que tem o objetivo de nortear as políticas públicas voltadas para os jovens mineiros. O plano está dividido nos seguintes eixos: Terra e Território; Trabalho e Renda; Educação do Campo; Qualidade de Vida; Diversidade; Participação, Comunicação e Democracia. Para cada eixo foi definida uma diretriz, posteriormente desdobrada em ações prioritárias que deverão ser executadas pelos diversos órgãos da administração pública estadual.

Desafios e Proposições

Autonomia econômica e financeira dos jovens

  • Implementar ações governamentais de fomento à produção
  • Promover a qualificação dos jovens em produção, gestão de empreendimentos, cooperativismo e comercialização.
  • Articular parceria com agentes financeiros para viabilizar as linhas de crédito para juventude rural.
  • Utilizar o Crédito Rural Pronaf jovem e Pronaf B para financiamento de projetos produtivos.
  • Implementar ações governamentais de fomento à produção.

Promover a qualificação dos jovens em produção, gestão de empreendimentos, cooperativismo e comercialização

  • Articular parceria com agentes financeiros para viabilizar as linhas de crédito para juventude rural
  • Utilizar o Crédito Rural Pronaf jovem e Pronaf B para financiamento de projetos produtivos.
  • Articular com organizações representativas dos jovens rurais, STTR, CMDRS, poder público e ONGs para a construção de estratégicas de inclusão nas políticas públicas de acesso à terra.

Participação dos jovens nas organizações sociais

  • Assegurar a participação de jovens rurais na composição das Associações, Cooperativas, Conselhos gestores, Comitês e outros colegiados.
  • Articular com o poder público municipal e estadual, ações para viabilizar projetos e programas sociais, culturais, de inclusão digital, lazer e esporte nos espaços rurais.
  • Desenvolver aplicativos a partir de conteúdos voltados para a juventude rural


 

Parcerias

  • Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - Amefa
  • Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar - Cedraf
  • Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais - Fetaemg
  • Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa

 

Gestora da Agenda 

Maria Helena Alves da Silva - helena@emater.mg.gov.br

 



Matérias Relacionadas


Compartilhe!