A Unidade Regional da Emater-MG de Sete Lagoas, na região Central, inaugurou a sede própria no dia 31 de março. O evento aconteceu às 9h, na av. José Sérvulo Soalheiro, 301, Bairro São Pedro. Participaram do solenidade o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, e o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

A nova sede vai abrigar os funcionários da unidade regional e a equipe do escritório local da Empresa. O prédio proporcionará mais conforto aos funcionários e agricultores. O local tem duas salas para reuniões e estacionamento. Com a nova sede, a Emater-MG economizará aproximadamente R$ 54 mil reais por ano com aluguel e estacionamento, segundo o gerente regional de Sete Lagoas, Clóvis Públio Alves Júnior.

“O acesso ao prédio é fácil, a região é muito bem servida pelo transporte público e a disponibilidade de vagas para estacionar nas ruas é muito maior. O prédio é novo, somos os primeiros a ocupá-lo, e estamos a três quilômetros do centro da cidade. O público será muito melhor atendido”, diz Clóvis Públio.

A unidade regional da Emater-MG em Sete Lagoas é composta por 30 municípios. Em 2013, a regional atendeu 3.418 agricultores familiares. Para 2014, a meta é atender 7.035 agricultores. A unidade desenvolve diversos programas visando o fortalecimento da agricultura familiar na região. Destaque para ações como educação e recuperação ambiental, artesanato, capacitação de produtores e público urbano, hortas escolares, feira livre e projetos de agricultura urbana.

Outro exemplo é o trabalho da regional de Sete Lagoas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2013, a unidade orientou cerca de 523 produtores, em 22 municípios. As atribuições da Emater-MG no programa são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.

O PNAE é um programa do Governo federal que, por meio da  lei federal nº11.947, garante que  30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Dessa forma, o PNAE tem garantido um cardápio variado na merenda escolar e  mercado para os agricultores familiares.

Parceria

Durante a inauguração da sede da regional de Sete Lagoas também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Emater-MG e a Embrapa Milho e Sorgo. O documento tem por objetivo  a integração de esforços entre as partes para a transferência de tecnologia agropecuária por meio da realização de capacitação e reciclagem de conhecimento de técnicos de assistência técnica e extensão rural correspondentes à execução parcial do programa de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. O convênio tem duração de 36 meses prorrogáveis por até 60 (sessenta) meses. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Sebastião Avelar
31 3349-8132

 Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a
Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

 

Publicado em: 28/03/2014



Matérias Relacionadas


Compartilhe!