Uberaba realiza I Fórum de Políticas Públicas para Mulheres Rurais
Agricultoras familiares preparam doces para complementar a renda
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, fará a abertura do 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres Rurais e do 2º Encontro da Mulher Rural, promovido pela Associação de Mulheres Rurais de Uberaba e Região (AMUR), com parceria da Emater-MG, Uniube (Universidade de Uberaba) e Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O evento será realizado neste sábado (14 de junho), a partir de 7 horas, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, na ABCZ, em Uberaba.
O evento propiciará um dia dedicado às mulheres rurais. Pelo menos 800 pessoas participarão das atividades. Serão debatidas questões ligadas a quatro eixos temáticos: educação, saúde, cidadania e violência. Os temas foram escolhidos a partir de um trabalho desenvolvido pela AMUR, com o apoio da Emater-MG, que traçou a radiografia da mulher rural de Uberaba, suas especificidades e, principalmente, as necessidades que não estavam sendo atendidas.
O Fórum terá os eixos temáticos: saúde, igualdade no trabalho, enfrentamento à violência e educação. Foram elaboradas propostas dentro desses eixos, em reuniões realizadas com as mulheres em 17 comunidades rurais de Uberaba.
Às 13h30, haverá uma reunião plenária para votação das propostas escolhidas pelas mulheres de comunidades rurais. O resultado dessa votação será enviado a várias instituições que trabalham com o setor rural e para os Governos municipal, estadual e federal. A expectativa da AMUR é transformar essas propostas em benefício para as mulheres que trabalham na zona rural.
Para o gerente regional da Emater-MG, Gustavo Laterza de Deus, escutar os sentimentos, verificar a realidade e a potencialidade das mulheres rurais da região foi fundamental para levantar as temáticas que serão apreciadas pela plenária constituída por delegadas e mulheres rurais participantes. “A partir daí teremos a consolidação e formalização de documento que servirá como norteador para as ações e propostas para implementação de políticas públicas na região”, destacou o gerente da Emater-MG.
PROGRAMAÇÃO
7h – Recepção
8h – Culto Ecumênico
9h – Abertura: Nilcéa Freire – ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres.
10h – Mesa redonda
Coordenadora: Eliane Gonçalves Cordeiro – Psicóloga e Diretora do Curso de Psicologia da Uniube.
Palestrantes:
Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos: Sandra Azevedo Pinheiro – Professora do Departamento de Medicina Social da UFTM.
Autonomia, Igualdade no Mundo do Trabalho e Cidadania: Rosimar Alves Querino – Cientista Social e Docente da Uniube/UFTM.
Enfrentamento à Violência: Virgília Pascoal Rosa – Coordenadora Estadual de Promoção e Defesa da Mulher de Minas Gerais – CEDEM.
Educação Inclusiva e Não-Sexista: Antônia Terezinha da Silva – Psicóloga e Docente da Uniube/CEFET
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária
Apresentação e votação das propostas e moções das Mulheres Rurais.
Coordenadora: Daniela Rocha Almeida – Pedagoga e Coordenadora de Ensino dos Cursos Noturnos da FAZU.
16h30 – Evento Cultural: Caixeiras da Guia – Grupo Artístico/Campinas – SP.
17h30 – Encerramento: A Voz da Mulher Rural.
EVENTO PARALELO: 15h30 às 16h30
Reunião com Lideranças da Região - Discussão com vistas à realização do II Fórum Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais e I Fórum Regional.
Coordenadora: Maria Alice Oliveira Dias – coordenadora da Comissão de Desenvolvimento de Comunidades e Meio Ambiente da AMUR.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Jornalista responsável: Miriam Fernandes
(31) 3349-8241
Publicado em: 13/06/2008
Matérias Relacionadas
Compartilhe!