Jurados irão avaliar mais de 200 bebidas e a premiação será em novembro.
BELO HORIZONTE (8/09/2025) - A Mineiraria Casa da Gastronomia, em Belo Horizonte, é palco do julgamento de avaliação sensorial do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. O evento teve início nesta segunda-feira (dia 8) e acontece até quinta-feira (11). Durante esses quatro dias, vinte e um jurados estarão avaliando 247 bebidas.
A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da comissão julgadora, Camila Argenta Fante, explica que a análise e avaliação dos atributos sensoriais serão realizadas segundo metodologia desenvolvida para especialmente o concurso. “Cada bebida será avaliada por sete jurados, sendo os critérios de avaliação divididos em quatro grandes grupos, que contemplam percepções visuais, olfativas, gustativas e atributos finais, que são o conjunto destas”, esclarece Camila.
Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), além profissionais da Emater-MG fazem parte da comissão julgadora. As amostras de cada categoria, que obtiverem pontuação acima de 70 pontos serão classificadas.
Categorias e novidade
As categorias da Cachaça de Alambique são: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida Premium + Extrapremium. Enquanto de Aguardente de cana são: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida Premium + Extrapremium.
Este ano, a novidade é a criação da categoria “Produtor Atacadista”, destinada a quem produz, acondiciona e comercializa bebida a granel. “O produtor atacadista é aquele que tem registro de uma bebida e faz a cachaça para vender para um padronizador. É a categoria de produtor que mais cresce em Minas Gerais nos dois últimos anos. Então essa nova categoria visa atender esse público, incentivando esse produtor a se tornar um engarrafador”, comenta o assessor técnico do Departamento Técnico da Emater-MG, Lucas Carneiro, da comissão organizadora do concurso.
A premiação dos vencedores vai ocorrer, no dia 17 de novembro, em Belo Horizonte. O concurso é uma iniciativa do Governo de Minas, realizado e coordenado pela Emater-MG, com apoio do IMA, da Epamig e demais entidades parceiras.
Avaliação Sensorial do 2º Concurso De Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras - 2025
Local: Mineiraria Casa da Gastronomia (rua Uberaba, 865, Barro Preto)
Data: 8, 9,10 e 11 de setembro
Horário: 8 às 12 Horas
Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Gisele Flor
Tel.: (31) 3349-8240
E-mail: gisele.flor@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
Fotos: Rafael Soal/ Emater-MG
Publicado em: 08/09/2025
Matérias Relacionadas
Compartilhe!