Homenagem foi concedida pela Faemg ao coordenador da Emater pelo trabalho desenvolvido por mais de quatro décadas com a bovinocultura



BELO HORIZONTE (08/07/2016) - O coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires, recebeu na última quinta-feira (7/7) a Medalha Mérito Rural 2016, concedida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). A homenagem fez parte das comemorações do dia do Produtor Rural Mineiro e dos 65 anos da Faemg. Ela é concedida a produtores, técnicos, instituições e pesquisadores, que se destacaram em relevantes atividades no campo. O coordenador da Emater-MG foi agraciado na categoria Técnico-Científica.


José Alberto de Ávila Pires é engenheiro agrônomo, com mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Começou a carreira na Emater-MG em 1970 como técnico local no escritório de Francisco Sá, no Norte de Minas . Em seguida, atuou como coordenador técnico regional na área de bovinos de corte em Montes Claros, Divinópolis e Uberlândia. Desde 1976, exerce o cargo de coordenador técnico estadual de Bovinocultura de Corte.


Para quem trabalha na área técnica, este prêmio é como se fosse o Oscar do setor, pois é concedido por uma entidade que representa os produtores rurais. Este reconhecimento não é apenas para mim, mas para o trabalho da Emater e toda equipe de técnicos pela determinação nas atividades desenvolvidas no campo. Nada seria possível se não fosse a Emater”, disse José Alberto após a homenagem.


Em 46 anos dedicados à bovinocultura, o coordenador da Emater-MG trabalhou em diversos programas e projetos. O primeiro, nos anos 70, foi o Programa Condepe (Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária de Corte), responsável pela elaboração e assistência técnica para projetos específicos de crédito rural, direcionados à pecuaristas.


Na mesma década, José Alberto foi um dos responsáveis por projeto pioneiro em Minas Gerais para a implantação da prática de comercialização de bovinos por meio de leilões públicos. Também atuou em um programa para engorda de bovinos em confinamento para abastecimento do mercado durante a entressafra, além de um programa estadual de apoio à produção de novilho precoce.


Já nas últimas duas décadas, ele está coordenando, pela Emater-MG, o programa Pró-Genética, criado pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo é difundir o uso de touros melhoradores de rebanho mineiro.


Outras ações coordenadas na Emater-MG por José Alberto são o Programa de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Ele também faz parte da Comissão Técnica de Pecuária de Corte da Faemg e da Câmara Setorial de Pecuária de Corte da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.



Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Marcelo Varella

Telefone: (31) 3349-8158 / 3349-8096

e-mail: marcelo.varella@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Publicado em: 08/07/2016



Matérias Relacionadas