Extensão Rural é destaque em Brasília

Segundo último estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o nosso país, apesar de ter demonstrado queda nas desigualdades sociais nos últimos anos, ainda apresenta uma inadequada distribuição de renda. De acordo com o estudo, "a fatia da renda total apropriada pela parcela 1% mais rica da população é da mesma grandeza que a apropriada pelos 50% mais pobres. Além disso, os 10% mais ricos se apropriam de mais de 40% da renda, enquanto os 40% mais pobres se apropriam de menos de 10%.". *

Nas áreas rurais é mais nítida a redução da pobreza. Segundo números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, a miséria no campo que em 1995 apontava 56,5%, em 2006 caiu para 41% . Tal queda pode ser justificada pelo desenvolvimento rural e implementação de políticas públicas no campo.

Diante desse quadro a ASBRAER ciente da importância do trabalho da extensão rural na redução das desigualdades sociais do país realiza no próximo dia 3 de Outubro, de 9 às 18h o Seminário " Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais", no Auditório Nereu Ramos na Câmara Federal, em Brasília-DF. O evento conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, entre outras instituições da área.

A Asbraer é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 21 de março de 1990. A Associação congrega as 27 Emater`s (Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural) brasileiras. Seu objetivo é divulgar e valorizar o trabalho da Extensão Rural realizado por suas associadas em todos os estados e fortalecer e legitimar os serviços de ATER no Brasil.

Os extensionistas rurais são educadores não formais que utilizam técnicas e metodologias que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção, gerando emprego e renda e melhoraria da qualidade de vida. São cerca de 15 mil extensionistas em todo o País, com escritório em 4500 municípios brasileiros.

Para o presidente da ASBRAER e presidente da EMATER/MG, José Silva o evento quer valorizar e legitimar esse trabalho. "Queremos despertar na sociedade a importância da Extensão rural como ferramenta de construir e implementar políticas públicas para redução de desigualdades entre regiões e pessoas."

Lançamento da Frente Parlamentar pela Extensão Rural

"Construção de políticas públicas, o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros para as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural." Esse é um dos objetivos da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural idealizada pela ASBRAER e pelo deputado Nárcio Rodrigues (PSDB/MG) que será lançada na abertura do seminário "Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais".

Contando com a adesão de 226 deputados e 14 senadores, a frente visa aperfeiçoar a legislação de interesse da extensão rural e dos extensionistas, a fim de contribuir para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (SIBRATER). Na oportunidade também será apresentado o Projeto de Lei de autoria do deputado Nárcio Rodrigues, que institui o dia 6 de Dezembro, como o Dia Nacional do Extensionista Rural. 

Academia Brasileira da Extensão Rural

No seminário a Asbraer também irá empossar os 35 membros da Academia Brasileira da Extensão Rural (ABER), criada em dezembro de 2006. Composta por membros natos (ex-presidentes da Asbraer) e honorários, escolhidos em eleição direta com os votos dos funcionários da respectiva EMATER de cada estado, a Academia busca legitimar a abrangência de atuação dos extensionistas rurais preservando a memória da Extensão Rural Brasileira.

Segundo o presidente da ASBRAER, a Academia é mais uma forma de valorizar a sabedoria adquirida pelos extensionistas "ao longo destas 5 décadas, e resgatar e eternizar essas experiências para que essas possam ser compartilhadas com a geração atual e as futuras.

Durante a programação também estão previstas palestras, debates e apresentações. Para mais informações sobre o Seminário "Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais" , acesse o portal da Asbraer www.asbraer.org.br ou entre em contato pelo telefone (61) 3274.3051.

Assessoria de Comunicação da Asbraer
*Fonte: Desigualdade de Renda no Brasil: uma análise da queda recente - Volume I – Ricardo Paes de Barros Pesquisador do IPEA)

Programação

Seminário “A EXTENSÃO RURAL E A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS”
Brasília – 03 de outubro de 2007
Auditório Nereu Ramos - Câmara Federal

 

 

Horário Atividade
9h às 10h Abertura
10h às 11h Lançamento da Frente Parlamentar da Extensão Rural Pública
Apresentação do Projeto de Lei para Criação dia Nacional do Extensionista Rural
11h10 às 12h Extensão Rural: Conquistas e Desafios
José Silva Soares, presidente da ASBRAER
12h às 12h30 Debate/ Perguntas Plenária
12h30 às 14h Almoço
14h às 15h Palestra: A Extensão Rural e a Redução das Desigualdades Sociais
José Giacomo Baccarin, Chefe do Departamento de Economia Rural UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
15h às 15h30 Debate/ Perguntas Plenária
15h30 às 16h30 Palestra: A Política Nacional de ATER – PNATER e seus Impactos na Redução das Desigualdades Sociais
Argileu Martins da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretária da Agricultura Familiar (MDA)
16h30 às 17 Debate/ Perguntas Plenária
17h às 18h Apresentação da Academia Brasileira da Extensão Rural
Titulação dos Acadêmicos
18h Café Rural


 


 
 

Publicado em: 12/09/2007



Matérias Relacionadas


Compartilhe!