Encontro busca soluções práticas para os desafios enfrentados pelos produtores


Entidades parceiras assinam documento Agroindústria Legal


BELO HORIZONTE (3/12/2025)  - Com o objetivo de  buscar soluções para a regularização de agroindústrias de pequeno porte a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais  (Seapa) promoveu nesta quarta-feira  (3) o 10º Fórum Estadual Agroindústria Legal.  O evento aconteceu no auditório da sede da Emater, em Belo Horizonte.  

Para o Diretor-Presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia, o encontro é um  espaço para construir ações estratégicas que apoiam e incentivam  os produtores a regularizarem os estabelecimentos.  “A regularização traz agregação de valor,  acesso a novos mercados, crescimento, desenvolvimento, prosperidade e melhorias de vida”.  Segundo o  Secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira,  as ações desenvolvidas fortalecem  e contribuem para o desenvolvimento social e econômico dos agricultores e das agroindústrias familiares. 

Palestras, apresentação de painéis e de cases de sucesso fizeram parte da programação. 

Flávio José Smaniotto, Diretor do Departamento da Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul,  foi um dos palestrantes. Ele enfatiza a importância do intercâmbio de conheciment,. “O evento é uma oportunidade  para o compartilhamento de experiência. A gente veio aqui fazer um grande diálogo mostrar o que deu certo lá e pegar aquilo que tem dado certo aqui”. 

Cerca de 150 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, autoridades e especialistas no assunto prestigiaram o evento. Entre eles está a  produtora do município de Queluzito, Isabela Barbosa dos Santos Xavier. Ela conta que a regularização é um dos principais objetivos a ser alcançado desde que começou a atividade de produção de queijo Minas Artesanal . “Buscamos orientações e agora nosso  estabelecimento está em processo de regularização. A regularização é importante, pois mostra confiança,  agrega valor perante o mercado e ao consumidor final.” destaca.  

Trabalhos

O encerramento da série de fóruns realizados durante o ano de 2025 foi marcada pela assinatura do documento Agroindústria Legal. 

“Este documento assinado pelas instituições parceiras reúne as principais proposições construídas a partir do diagnóstico realizado durante os noves eventos. O conteúdo será encaminhado ao Governador, com o objetivo de subsidiar a formulação de medidas que aprimorem as políticas públicas voltadas à agroindústria familiar, especialmente no que se refere ao acesso ao crédito, à simplificação dos processos de regularização e ao fortalecimento do Pronaf Agroindústria”, explica o Gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Milton Flávio Nunes. 

Segundo a coordenadora técnica estadual de agroindústria, Suzana Kanadani Campos, o 1º Fórum Estadual Agroindústria Legal aconteceu  em agosto de  2O24, em Ipatinga, com o objetivo de discutir os gargalos do processo de regularização da agroindústria.  Para 2026, a expectativa  é continuar as atividades. 

 Em Minas Gerais, há cerca de 34 mil estabelecimentos, sendo apenas 9,8% regularizados, mas os números vêm apresentando um aumento graças aos trabalhos realizados e também  pela dedicação dos produtores.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-MG​

Jornalista responsável: Gisele Flor

E-mail: gisele.flor@emater.mg.gov.br

Contato: 31 3349-8240

www.emater.mg.gov.br

Fotos: Emater-MG






Publicado em: 03/12/2025



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!