Cafeicultor do município de Espera Feliz é o campeão estadual do concurso promovido pela Emater-MG

 

 

BELO HORIZONTE (10/12/2021) - O cafeicultor Diogo Ferreira Amorim, do município de Espera Feliz, na região cafeeira conhecida como Matas de Minas, é campeão estadual do 18° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O anúncio foi feito durante a solenidade on-line de encerramento, realizada nesta sexta-feira (10/12), no canal da Emater no Youtube. Para assistir, clique AQUI

Na cerimônia, também foram conhecidos os primeiros colocados de cada região produtora de café (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), nas duas categorias do concurso: Café Natural e Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. “Esse concurso traz um grande ânimo para a gente. É muito bonito ver o esforço do produtor de buscar a cada ano fazer um café de mais qualidade. E quando o produtor consegue se destacar, ter uma maior pontuação, ele muda de patamar, agregando mais valor a produção”, disse a secretaria de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini, durante a premiação.

Já o governador Romeu Zema enviou um vídeo parabenizando não só os vencedores da premiação, como também os extensionistas da Emater-MG. “Todos os classificados tiveram ótimas notas e estão de parabéns. Mas todos os cafeicultores mineiros são merecedores de aplauso pelos cafés diferenciados e internacionalmente reconhecidos. Deixo ainda meus parabéns aos extensionistas da Emater-MG, que não medem esforços para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos produtores”, salientou Zema.


Diogo Amorim, campeão estadual do concurso 

 

Ganhadores

Diogo Amorim atingiu a maior nota do concurso. O café produzido por ele obteve 92,50 pontos (de um total de 100), na metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Ele foi o primeiro colocado na região Matas de Minas, na categoria Café Natural. “Essa vitória é uma experiência muito boa e espero que seja a primeira de muitas conquistas”, disse timidamente o grande campeão.

Ainda na região das Matas de Minas, o produtor Ademir Abreu Lacerda, também de Espera Feliz, foi o primeiro colocado na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. A produtora Patrícia Roza Emerick ficou com o prêmio “Mulher Destaque” por ser a cafeicultora a atingir a melhor pontuação (90,125 pontos) entre as mulheres participantes. Ela produz café no município do Alto Jequitibá.

A liderança da região Cerrado Mineiro ficou com Edu Leandro Melo, de Pratinha, na categoria Café Natural, e Ricardo Souza Guimarães, da Serra do Salitre, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. No Sul de Minas, quem figurou nos primeiros lugares foram Pedro Ferreira Rezende Brás, de Vargem Bonita, na categoria Natural, e Flávio Roberto Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso, na categoria Cereja Descascado. Já a região da Chapada de Minas teve como campeões a Ecoagricola Café Ltda, de Francisco Dumont, na categoria Natural, e Rodrigo Montesanto Pereira Leite, de Minas Novas, na categoria Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.


Patrícia Emerick, vencedora do prêmio Mulher Destaque, e filha 

Concurso

Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, a maior parte pertencentes a agricultores familiares. Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos. “Existe o jargão que o importante é competir, mas no caso desse concurso essa afirmação cabe mais ainda. Todos os que participam tem retorno de um especialista, um feedback técnico que vai ser um parâmetro para que o produtor possa melhorar a qualidade do seu café e um dia também vencer”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

A rede de supermercados Verdemar irá adquirir os cafés com a melhor pontuação no concurso por valores acima das cotações do mercado. “A gente está criando uma cultura, ensinando as pessoas a beberem um café de qualidade e participar dessa iniciativa me dá um grande orgulho ”, explica o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni.

“Esse trabalho que a Emater está fazendo de estimular o cafeicultor a desenvolver a qualidade vai se refletir em mais divisas para o estado e melhorar a vida do produtor”, acrescentou o diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, Elcio Rocha Justino.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). A competição conta com patrocínio da Codemge, Sicoob, Verdemar e Conselho Nacional do Café (CNC).

Para conferir a lista com os vencedores, clique AQUI

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Tel.: (31) 3349-8024 / 8096

E-mail: flaviasouza@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Fotos: Divulgação Emater-MG

 

Publicado em: 10/12/2021



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!