Compra comunitária de alevinos no Sul de Minas
Produtor Paulo Borges exibe alevinos / Presidente da Associação Açudinho, Antônio Mauro
Para incentivar a piscicultura no município de Piranguinho, no Sul de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) implantou um sistema de compras comunitárias de alevinos. A principal espécie adquirida é a tilápia tailandesa, mas também são comprados outros tipos de peixe como o pacu, o tambacu, o piau, a carpa, a matrinxã, o bagre e outras espécies de interesse dos produtores locais.
O extensionista rural Edgar Moreira da Silva deu início ao projeto em 2008. Em novembro do ano passado, aconteceu uma compra comunitária recorde: 90 mil alevinos de tilápias foram adquiridas pelos produtores da região. Só de Piranguinho participaram da compra conjunta de peixes 40 produtores, mas foram beneficiados também produtores dos municípios de Itajubá, Brasópolis e São José do Alegre.
O produtor Paulo Borges (foto), proprietário do sítio São João (localizado a 16 Km do município de Piranguinho) fez o curso de piscicultura, promovido pela Emater-MG e a Associação do Bairro do Açudinho, e todo ano, ele e sua esposa Liriane Plantes Borges adquirem mil alevinos pelo sistema de compra conjunta. “Para mim a maior vantagem é o preço, pois sai mais em conta em razão de ser uma compra maior. Além de ficar mais barato tem ainda a praticidade, pois os alevinos chegam direto na minha propriedade”, destaca Liriane.
De acordo com o técnico da Emater-MG, outro ponto importante do projeto é a qualidade dos alevinos, que são mantidos depois por meio da compra comunitária de ração para peixes e frangos. Essa compra ocorre quinzenalmente e é administrada também pela Emater-MG. Além de dar toda orientação na aquisição dos alevinos e da ração, o extensionista da Emater-MG acompanha o desenvolvimento dos peixes nas propriedades. “Após o recebimento dos alevinos, os piscicultores recebem acompanhamento técnico desde a soltura dos animais até a fase de desenvolvimento do peixe”, explica Edgar.
Na opinião do extensionista da Emater-MG, os resultados do projeto já são bastante satisfatórios. “O peixe é um alimento com grande valor nutritivo e com mercado em expansão”, comenta o técnico. Os produtores interessados em participar das compra deverão entrar em contato com o escritório local da Emater-MG de Piranguinho, telefone (35) 3644-1351. As demandas são coletadas durante todo ano.
Mais notícias de Minas Gerais no Agência Minas.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Thaís Silva Vilela
(31) 3349-8021
Publicado em: 18/06/2009
Matérias Relacionadas
Compartilhe!