Agricultura urbana cresce em Contagem
Hortas urbanas em Contagem
Embora seja um município com forte vocação industrial, Contagem tem investido com sucesso na agricultura urbana. Nesta quarta-feira (dia 28), às 15 horas, será inaugurado um Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar, na av. das Américas, 150, São Sebastião. O centro faz parte das ações de um programa de segurança alimentar da Prefeitura de Contagem e busca com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) fomentar a implantação de hortas urbanas e a criação de pequenos animais no município. No local também vai funcionar uma unidade de processamento de alimentos com objetivo de valorizar os produtos dos agricultores urbanos e familiares, aumentando a renda dessas famílias.
O Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar é fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar Nutricional e Abastecimento (CSANA), com a Associação Betel de Assistência Social (ABAS) e tem a parceria da Emater-MG. “Contagem é um município de vocação industrial que importa mão-de-obra do interior e boa parte dessas pessoas têm uma origem rural e conhecimentos na área. A Emater-MG, juntamente com a prefeitura, tenta potencializar os desejos dessas pessoas convidando-as a participar de hortas comunitárias e instalando hortas de fundo de quintal e criação de animais”, explica o extensionista da Emater-MG Humberto Porcaro.
Hortas urbanas
Com o Plano Municipal de Agricultura Urbana e Familiar, em vigor desde 2005, várias hortas urbanas já foram criadas em Contagem e todas com base agroecológica, ou seja, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos. Uma delas funciona na Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente do bairro Nova Contagem e beneficia várias famílias carentes da região. Para a líder do Grupo de Mães do Retiro, Aparecida de Freitas, as mães da comunidade gostam de participar da horta. “Muitas mães não tem dinheiro para comprar verduras. Elas vêm aqui, trabalham alguns horas para a horta e podem levar os alimentos para casa”, comenta Aparecida.
Quem coordena as atividades no local é a irmã Maria da Penha Nassif, da Pastoral da Criança. Segundo ela, as hortas urbanas ajudam a espalhar hábitos mais alimentares mais saudáveis. “Desde pequena, a criança tem de aprender a ter uma alimentação saudável e nada melhor do que ter sempre no prato verduras e legumes, principalmente se for plantado na própria casa pois não tem agrotóxico”, explica.
O casal de aposentados Onofre e Maria das Graças Ramos são voluntários da horta da Casa de Apoio e gostaram tanto da experiência que resolveram fazer uma hortinha no fundo de casa. Hoje, eles produzem no quintal cebolinha, alface, couve, entre outras hortaliças. “Nós temos prazer de plantar e cuidar das verduras. Além de abastecer a nossa casa, nós colhemos para os nossos filhos e até a vizinhança”, orgulha-se Maria das Graças.
Espaço do agricultor
O Centro de Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF) vai dar novo impulso a esse trabalho por meio do desenvolvimento de atividades de capacitação, pesquisa, diagnóstico participativo e intercâmbio experiências em agricultura urbana e familiar. Lá, os agricultores familiares (urbanos e periurbanos) também receberão apoio e assistência técnica.
Outro foco do centro é o fomento às ações e projetos de processamento e comercialização direta de alimentos no município. Para isso está sendo montada no local uma unidade de processamento de alimentos (temperos, doces, compotas, polpas de frutas, processamento mínimo de hortaliças e legumes), a fim de agregar valor aos produtos dos agricultores familiares. Esses produtos poderão ser comercializados nas comunidades do entorno do CMAUF, no Ponto da Roça, nas feiras livres, nas feiras de Economia Solidária, nos programas públicos e em outros espaços de comercialização do município e do Estado. “A importância desse programa é buscar garantir que toda a população de Contagem, especialmente aqueles em situação de risco alimentar, tenha acesso a alimentos de qualidade e com regularidade, a fim de eliminar o fantasma da fome do nosso município”, argumenta o diretor de Agricultura Urbana da Prefeitura de Contagem José Antônio Ribeiro.
Agência Minas e Blog, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa
Jornalista: Flávia Freitas
(31) 3349-8021
Publicado em: 27/04/2010
Matérias Relacionadas
Compartilhe!