Cláudio Bortolini, Otávio Maia, Luiz Felipe D´Avila e Gelson Lemes

 

BELO HORIZONTE (12/05/2022) – A diretoria executiva da Emater-MG entregou, na terça-feira (10 de maio), ao pré-candidato do partido Novo à presidência da República, Luiz Felipe D´Avila, uma carta com propostas para o fortalecimento dos serviços públicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) no País. O encontro aconteceu na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte (MG). Luiz Felipe d’Avila nasceu em São Paulo, é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard.

O diretor-presidente da empresa, Otávio Maia, explicou que o documento foi elaborado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). De acordo com ele, essas atividades são essenciais para o desenvolvimento do agronegócio e da economia de Minas Gerais e do Brasil. “A Asbraer, por meio de suas associadas, está apresentando essas propostas de fortalecimento do setor a todos os candidatos à Presidência da República. Essa política pública é de interesse da agricultura familiar e da sociedade como um todo", afirmou Otávio Maia. Estiveram também presentes à reunião com o pré-candidato do Novo os diretores Administrativo e Financeiro da empresa, Cláudio Bortolini, e Técnico, Gelson Lemes.

De acordo com a diretoria da Asbraer, a iniciativa não tem qualquer viés partidário ou ideológico: "Consideramos de grande importância os debates que já vêm sendo travados em torno de propostas de políticas públicas. É desse processo que emergirão proposições que serão apresentadas à população quando a campanha eleitoral estiver efetivamente nas ruas", diz o trecho inicial do documento.

As propostas da Asbraer ressaltam a importância da adoção de sistemas produtivos mais sustentáveis. As sugestões foram baseadas no diagnóstico do setor agropecuário brasileiro, e destacam a necessidade de enfrentar os grandes gargalos, "com sugestões capazes de impulsionar a produção brasileira e melhorar as condições de vida dos produtores e de toda a população que depende do rural para se alimentar", conforme o texto.

A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que desde 1990 mantém ativa a integração e o intercâmbio das entidades públicas de Ater de 26 Estados e do Distrito Federal. A Emater-MG é a maior empresa pública de assistência técnica e extensão rural do Brasil e a primeira a ser criada no País, em 1948. Atualmente, a Emater-MG está presente em cerca de 800 municípios do Estado, e seu trabalho é referência nacional no setor. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo de Minas Gerais, a empresa atende aproximadamente 350 mil produtores rurais por ano.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Jornalista responsável: Miriam Fernandes
(31) 3349-8241
miriam@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
Foto: Alexandre Soares/Emater-MG

 

Publicado em: 12/05/2022



Matérias Relacionadas


Compartilhe!