Na média nacional, a produção de café beneficiado em 2021 deve ser 25,7% menor do que no ano passado

 

BELO HORIZONTE (21/9/2021) – A safra de café em Minas Gerais deve sofrer redução de 38,1%, neste ano, em comparação com 2020. O 3º Levantamento de Safra, divulgado nesta terça-feira (21/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), projeta uma produção de 21,4 milhões de sacas no Estado, nesta temporada. O levantamento da Conab foi realizado entre agosto e setembro, com cerca de 95% da colheita já encerrada. Os piores resultados foram registrados na região Sul e na Zona da Mata, com quedas superiores a 40% na produção, em relação à safra anterior, que foi recorde, em termos de volume.

De acordo com a Conab, a produção de café nacional, incluindo o arábica e o conilon, será de aproximadamente 46,9 milhões de sacas de café beneficiado, o que representa redução de 25,7% em relação à safra de 2020. A produção de café arábica está estimada em 30,7 milhões de sacas, 36,9% a menos se comparado ao volume produzido na safra anterior. O conilon, por sua vez, deve alcançar uma produção de 16,15 milhões de sacas, com aumento de 12,8% sobre a safra de 2020.

Já era esperado um resultado inferior ao da última safra, devido ao comportamento fisiológico dos cafezais, que produzem menos em anos alternados, o que é chamado de bienalidade negativa. Mas as condições climáticas adversas, em diversas regiões produtoras, com seca e forte calor em várias fases do ciclo produtivo das plantas, além das geadas de julho, tiveram forte impacto na produção de 2021. Esses fenômenos explicam a grande diferença entre os resultados da safra em Minas Gerais e no resto do país. O café arábica, que domina as lavouras do Estado, é mais sensível à bienalidade e às adversidades climáticas do que o conilon, mais plantado em outras regiões.

No caso das geadas, que atingiram fortemente a região Sul de Minas, a preocupação maior é com relação ao impacto na safra de 2022. Com boa parte dos cafezais queimada pelo frio, a fase após a colheita vai ser de tratos culturais intensos, para a recuperação das lavouras, que já vinham sofrendo, desde a primavera de 2020, com prolongado período de estiagem, que, aliás, se repete neste ano.

Preços em alta

O gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Guaxupé, Willem de Araújo, explica que a situação financeira dos produtores é muito preocupante, porque, apesar da disparada nas cotações, eles tiveram que entregar o café nos preços negociados em 2020, nos contratos futuros. Para se ter uma ideia, nesta semana, a saca de 60 quilos, no mercado físico, era negociada a R$ 1,1 mil, no Sul de Minas, mais do que o dobro do preço de um ano atrás.

E, para fazer frente às necessidades fisiológicas das plantas, para garantir a produção nos próximos anos, será necessário arcar com a alta dos preços dos insumos, uma situação que vem se agravando desde o fim de 2020, lembra o gerente da Emater-MG. “Em alguns casos, a safra deste ano, mesmo com esses valores muito elevados, vai ser a conta de cumprir os compromissos bancários e replantar as áreas afetadas pelas geadas. E os juros ainda subiram também”.

Em meio a todo esse cenário de crise, uma boa notícia. Willem Araújo garante que a qualidade do café produzido no Sul de Minas este ano está muito boa. “Os cafeicultores trabalharam bem no manejo das lavouras, e também tiveram muito cuidado na colheita e no período de pós-colheita. Estive em vários municípios, coletando as amostras para o concurso estadual, e pude comprovar que os cafés estão muito bons”. Quanto ao clima, que tem tirado a tranquilidade dos produtores, o gerente da Emater-MG recomenda que sejam feitos investimentos em sistemas de irrigação, que, no Sul do Estado, estão disponíveis em menos que 10% das lavouras de café. “Irrigação não é luxo, agora é uma questão de necessidade”, afirma.

 

Assessoria de Comunicação - Emater-MG

Jornalista responsável: Miriam Fernandes

E-mail: miriam@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Foto: Divulgação Emater-MG

Publicado em: 21/09/2021



Matérias Relacionadas


Compartilhe!