A Emater-MG realizou o Seminário de Mercados Institucionais, nesta terça-feira, em Belo Horizonte.





BELO HORIZONTE (11/03/25) - Os mercados institucionais, que são aqueles que envolvem políticas públicas e programas governamentais, podem ser uma grande oportunidade para o fortalecimento da agricultura familiar e o combate ao êxodo rural. Essas são algumas conclusões do Seminário de Mercados Institucionais, que aconteceu nesta terça-feira, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte.

“Programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) ou o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) aumentam a renda dos agricultores familiares, ampliam a diversidade de produção de alimentos e melhoram a renda dos municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, salientou o diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares, na abertura do evento.

Vencer na vida

O primeiro painel do dia foi justamente sobre “A importância dos Mercados Institucionais no fortalecimento da Agricultura Familiar”. O superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Antônio Augusto Veríssimo, introduziu o tema falando dos problemas gerados pelo forte êxodo rural no Brasil nas últimas décadas. “A crise estrutural urbana, hoje, no Brasil é fruto do êxodo rural, que acabou gerando falta de emprego, especulação imobiliária, entre outros desafios dos centros urbanos. Precisamos fazer um movimento contra, superar visões antiguadas e mostrar ao jovem que o campo pode ser o novo vencer na vida! E os mercados institucionais são um instrumento de geração de renda e oportunidades no meio rural”, destacou.

A coordenadora Geral do Departamento de Aquisição de Alimentos Saudáveis do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Elisângela Sanches, foi a responsável pelo segundo painel “A importância dos Mercados Institucionais na promoção da SANS – Programa Brasil sem Fome”. “Em geral, quando temos os órgãos de assistência técnica, como a Emater-MG, executam as compras públicas nos estados os resultados costumam ser melhores. Eles ajudam não só no apoio aos agricultores como também a vencer os problemas ligados a burocracia”, contou.

Alimentação saudável

Na parte da tarde, foi tratado do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Por meio do PAA, o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e doa esses alimentos para organizações das redes socioassistencial, públicas e filantrópicas que atendem pessoas vulnerabilizadas e sem acesso à comida de forma regular e adequada. “De 2016 a 2023, foram entregues 12,2 mil toneladas de alimentos para 639 entidades beneficentes. Além disso, 5.490 agricultores familiares foram contemplados e 169 municípios”, afirmou o subsecretário de Política e Economia Aplicada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilson de Assis.

Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), também discutido no seminário, estabelece que 30% dos valores repassados a estados e municípios devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. “Em 2024, pela primeira vez na história, Minas Gerais conseguiu bater o índice, chegando a comprar 32,5% de produtos da agricultura familiar para a merenda. Esse feito se deve a parceria da Emater-MG com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais que, de 2021 a 2024, já beneficiou mais de 1,7 milhão de alunos e 22 mil agricultores familiares, em 816 municípios mineiros”, destacou Gelson. O Seminário de Mercados Institucionais está disponível no canal da Emater-MG no Youtube (https://tinyurl.com/3uza5zb9).



Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Fotos: Alexandre Soares/Emater-MG

Atendimento à imprensa:

Tel.: (31) 3349-8024

E-mail: flaviasouza@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

Publicado em: 11/03/2025



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!