Recursos são provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Coronel Henrique, em projetos que somam R$ 1,27 milhão

 

 

BELO HORIZONTE (2/12/2021) – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) realizou, nesta quinta-feira (2/12), a entrega simbólica de sementes, barracas de feira, kits de inseminação artificial e tanques de leite, que vão beneficiar produtores rurais de 130 municípios. Os produtos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar, de autoria do deputado estadual Coronel Henrique, celebrada entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, por meio da Emater-MG. O total dos recursos liberados por meio dos projetos de autoria do deputado em 2021 é de R$ 1,27 milhão.

A cerimônia foi realizada na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, com a presença de representantes de 13 das prefeituras contempladas: Alfredo Vasconcelos, Aricanduva, Caranaíba, Descoberto, Entre Rios de Minas, Piranguinho, Prados, Raul Soares, Resende Costa, Santa Bárbara do Tugúrio, São Geraldo, Senhora dos Remédios e Viçosa.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, ressaltou a importância das parcerias em prol do desenvolvimento do setor agropecuário do Estado. "Essas emendas parlamentares promovem benefícios para muitos produtores rurais, que sem essa iniciativa, não teriam acesso a esses insumos e tecnologias para promover suas atividades. Por exemplo, os kits para a inseminação artificial, que vão permitir a melhoria dos rebanhos de muitos pecuaristas. Destaco também os kits de feira livre, que promovem maior qualidade na comercialização dos produtos da agricultura familiar", disse.

De acordo com o deputado estadual Coronel Henrique, os extensionistas da Emater-MG desempenham papel fundamental no sucesso da iniciativa de melhorar a atividade rural em todo o Estado. "Através dessas emendas parlamentares, oferecemos insumos e equipamentos importantes que farão a diferença no meio rural, fazendo com que os produtores alcancem maior dignidade, com aumento de emprego e renda nos municípios. E os extensionistas são nossos parceiros nessas ações, pois nos permitem conhecer as reais necessidades dos produtores", afirmou.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária do Estado de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, representou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini na solenidade. Ele ressaltou o trabalho da Emater-MG no bom desempenho agropecuário de Minas Gerais. "Esse trabalho da Emater é primordial, no sentido de auxiliar os deputados para utilizar os recursos disponíveis da melhor forma, pois os técnicos dispõem das informações das necessidades de cada região", explicou.

O prefeito de Alfredo Vasconcelos, Mauro Cesar de Oliveira, discursou em nome dos representantes dos municípios presentes à cerimônia: "Essa parceria com a Emater é de grande importância, pois conseguimos agilizar o processo de aquisição das sementes e dos equipamentos. Essa ajuda vai impactar diretamente na produção das famílias beneficiadas e na economia dos municípios, que em grande parte dependem da atividade agropecuária", destacou.

Para o gerente regional da Emater-MG em São João Del Rei, Odair José Gerônimo, as entregas com recursos de emenda parlamentar representam uma esperança de maior desenvolvimento para esses municípios, que têm na atividade agropecuária o principal motor da economia. "É a política pública do Estado chegando cada vez mais próxima dos produtores rurais, que são os maiores beneficiários dessas ações", resumiu.

A distribuição de sementes e equipamentos conta com a assistência técnica e extensão rural prestada pela Emater-MG, desde a compra dos bens, e com a parceria das prefeituras municipais, na execução das entregas aos produtores atendidos.

Participaram ainda da cerimônia, o diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes, o diretor Administrativo e Financeiro da empresa, Cláudio Augusto Bortolini, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.
 

Assessoria de Comunicação - Emater-MG

Jornalista responsável: Miriam Fernandes

Tel.: (31) 3349-8241

miriam@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Fotos: Alexandre Soares/Emater-MG

Publicado em: 02/12/2021



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!