BELO HORIZONTE (2/12/2021) - A Emater-MG disponibilizou em seu site (www.emater.mg.gov.br) a relação dos finalistas do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. São 15 amostras da categoria “Café Natural” e 16 amostras da categoria “Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado”. Os nomes dos vencedores da premiação serão relevados em uma live especial, a ser realizada no dia 10 de dezembro, no canal da Emater-MG no Youtube, às 14 horas.

Na etapa final do concurso, que ocorreu no dia 29 de novembro, em uma das lojas da rede Verdemar, em Belo Horizonte, as amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Segundo os jurados do concurso, os grãos concorrentes este ano são de excelente qualidade e devem atingir notas muito altas.

Na solenidade de encerramento do concurso e divulgação dos vencedores da premiação, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas), em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 inscrições.

Para conferir a lista dos finalistas, clique AQUI


 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

Tel.: (31) 3349-8024

E-mail: flaviasouza@emater.mg.gov.br

www.emater.mg.gov.br

facebook.com/ematerminas

Foto: Divulgação Emater-MG

Publicado em: 02/12/2021



Matérias Relacionadas

Romeu Zema participa do lançamento dos Cafés Campeões da Safra 2020 (02/12/2021)

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!