BELO HORIZONTE (10/11/2021) - A ação extensionista de atendimento aos agricultores em suas propriedades rurais, muitas vezes localizadas em locais distantes e de acesso por estradas de terra mal conservadas, leva a um grande desgaste dos carros da Emater-MG. A proposta de credenciamento de serviços de manutenção de veículos na Unidade Regional de Viçosa surgiu da necessidade de resolver um antigo problema de contratação de empresas especializadas nesse tipo de trabalho.

Segundo o assistente administrativo da Emater-MG Adilson Ferreira, o modelo de contratação usado pela empresa, o Pregão, não atendia totalmente as demandas das Unidades Regionais, uma vez que no pregão, aparecem em média um ou dois fornecedores em cada Unidade Regional, o que dificultava a realização dos serviços em tempo hábil, em função da localização geográfica dos escritórios locais e sobrecarga de serviços nas oficinas e fornecedores de peças, localizados em outros municípios e que não cumpriam o prazo de entrega.

Outro problema identificado era a sobrecarga de trabalho dos assistentes nas Unidades Regionais, responsáveis pela área de licitação que possuem outras atribuições, o que dificultava a realização dos processos. “Diante dessas dificuldades, a equipe da Regional de Viçosa sugeriu o credenciamento de estabelecimentos para prestação desses serviços. O credenciamento tem por objetivo dispor da maior rede possível de prestadores do serviço, com preços compatíveis com o mercado”, explica Adilson.

Em 2019, o Gerente da Divisão de Compras da Emater-MG, Walter Gusmão, levou a ideia do credenciamento para a Diretoria Administrativa da empresa. A modalidade Credenciamento para contratação de serviços de manutenção de veículos, apesar de ser prevista em Lei e no Regulamento Interno e Licitações e Contratos da Emater-MG, era pouco utilizada na empresa. Com a aprovação da ideia, o desafio passou a ser formatar o processo de maneira que facilitasse o trabalho nas Unidades Regionais. Daí surgiu a ideia de fazer um único Processo de Credenciamento para Polo Zona da Mata, que engloba as Unidades Regionais de Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu, Muriaé, Cataguases e Juiz de Fora.

Com a colaboração dos gerentes regionais do polo, assistentes administrativos e divisão de compras foi elaborado o Projeto Básico do Processo. Os assistentes administrativos, ligados à área de compras, e os gerentes regionais ficaram responsáveis pela identificação de possíveis fornecedores para credenciamento nos municípios e pela solicitação dos orçamentos dos serviços para compor o preço de referência a ser ofertado no edital de credenciamento.

O processo de credenciamento foi feito via Sistema Eletrônico de Informação (SEI), o que proporcionou agilidade na condução e interação entre a equipe. Dessa forma, um único processo resultou em 40 novos contratos, ou seja, 40 novos prestadores de serviços, credenciados em vários municípios que compõem o Polo Zona da Mata. Assim um único processo que contemplou seis Unidades Regionais que fazem parte do Polo Zona da Mata, otimizando o tempo e o trabalho dos assistentes.

“O aumento do número de estabelecimentos prestadores de serviços também proporcionou uma redução de custos como de deslocamento e de impressão de folhas, o que é também um ganho ambiental”, diz Adilson. Além disso, com os veículos bom em funcionamento, os extensionistas também puderam melhorar assim o atendimento aos produtores rurais da região. O processo de credenciamento de serviços de manutenção de veículos realizado no Polo da Zona da Mata serviu de modelo para outras regiões do estado.

MelhorInovAção

O projeto "Processo de credenciamento serviços de manutenção de veículos - Polo Zona da Mata" conquistou o prêmio MelhorInovAção 2020 na categoria regional em Viçosa. A iniciativa da Emater-MG tem como objetivo reconhecer e disseminar, interna e externamente, ações e projetos inovadores que tenham obtido resultados relevantes para a Empresa e/ou para os clientes da Emater-MG, tendo ainda como perspectiva a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores nas ações de assistência técnica e extensão rural.

Assessoria de Comuncação – Emater-MG

Jornalista responsável: Flávia Freitas

E-mail: flaviasouza@emater.mg.gov.br

Fotos: Divulgação Emater-MG