Concurso internacional é um dos destaques da programação e vai reunir mais de 800 queijos de várias partes do mundo

 

 

BELO HORIZONTE (4/11/2021) - Começa nesta quinta-feira (4/11), em Araxá, a ExpoQueijo Brasil. O maior evento do queijo no Brasil pretende promover a expansão do mercado nacional e internacional; a capacitação e qualificação do produtor e dos seus negócios e a valorização do queijo de excelência.

“O tradicional e premiado queijo de Minas Gerais e do Brasil já ganhou o mundo. Agora são novos e maiores os desafios, mais ousados e ambiciosos. A cadeia do queijo quer dar passos semelhantes aos que comerciantes e produtores de café e cachaça obtiveram em passado não muito distante. É preciso abrir novos mercados e, paralelamente, continuar o investimento nos produtores”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.

Para aproveitar o bom momento do queijo brasileiro e explorar todo o seu potencial de produção, econômico, histórico e cultural, a organização promete uma edição cheia de novidades. No Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, estão sendo montados 200 estandes para exposição de produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e food trucks, espaço kids, área para apresentações culturais e espaço para oficinas e treinamentos.

Além da estrutura para receber visitantes, expositores nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva do queijo, no interior do hotel também serão disponibilizadas salas para cursos e palestras, área para imprensa especializada, salões para realização do Araxá International Cheese Awards e jantar de premiação para produtores, autoridades convidadas e compradores de queijo.

Concurso Internacional

Um dos destaques da programação é o Araxá International Cheese Awards. O concurso internacional conta com participação de mais de 800 queijos mineiros, nacionais e de outros países, que serão avaliados por mestres queijeiros de diversos países. A curadoria do concurso está a cargo da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália.

O Governo de Minas é apoiador do evento, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Também são parceiros o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sebrae-MG, o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e a prefeitura de Araxá.


Serviço:
ExpoQueijo Brasil 2021 / Araxá International Cheese Awards
Data: De 04 a 07 de novembro de 2021
Local: Tauá Grande Hotel / Araxá
Mais informações: 
www.expoqueijobrasil.com.br

Fonte: Seapa
 

Publicado em: 04/11/2021



Matérias Relacionadas

 

Faça parte do nosso grupo exclusivo no Whatsapp, para receber em primeira mão as notícias da Emater-MG

 


Compartilhe!