No município de Cantagalo, os produtores conquistaram novos clientes

BELO HORIZONTE (26/3/2021) - Faz aproximadamente um ano que um grupo de agricultores familiares do município de Cantagalo, no Vale do Rio Doce, foi obrigado a encarar uma difícil situação com a venda dos seus produtos.  Com o surgimento da pandemia da covid-19, a feira livre da cidade foi suspensa. Além de perderem este importante ponto de comercialização, as escolas também foram fechadas. Sem as aulas presenciais, quem vendia itens de alimentação para a merenda escolar também ficou prejudicado.

Diante deste problema, foi preciso criar soluções rápidas para manter a renda dos agricultores e, ao mesmo tempo, garantir a oferta de alimentos para a população do município.  “A renda das famílias já começava a diminuir devido ao bloqueio dos canais cotidianos de comercialização. Por isso, tomando todos os cuidados necessários, visitei cada uma das propriedades para avaliar como solucionar este problema”, lembra a técnica da Emater-MG do município, Odilma Martins Costa e Silva.

Ela conta que a solução encontrada foi utilizar ferramentas digitais para a comercialização e que todos os atores envolvidos no processo precisaram se adaptar à nova realidade “Os agricultores mais velhos sentiam dificuldade com a tecnologia. Porém, todas as famílias têm jovens que lidam muito bem com ela. Além disso, existe na cidade uma empresa capaz de levar internet a quase todo território municipal. Com esses dados nas mãos, surgiu a ideia de criar uma Feira Livre Virtual e ela se iniciaria com um grupo de WhatsApp”, relata a técnica.

Em pouco tempo, todos os integrantes da Associação dos Feirantes de Cantagalo já estavam participando do grupo, além de aproximadamente 80 clientes. A Emater-MG é a administradora do grupo. São postadas fotos das propriedades, dos produtos, os preços e o número de contato do agricultor. O cliente interessado entra em contato com o agricultor para a negociação. São ofertadas hortaliças, frutas, quitandas, pimenta e corantes.

Não demorou muito para as vendas on-line decolarem, com a ajuda também de uma página da feira no Facebook para divulgação. As entregas começaram a ser feitas aos sábados, com apoio da prefeitura. Mas, com o aumento da procura, elas foram realizadas em outros dias da semana. Atualmente a Feira Livre Virtual de Cantagalo conta com 12 agricultores e cinco artesãos.

Aumento das vendas

Odilma Martins diz que as vendas atuais dos agricultores superam o volume de quando existia apenas a feira presencial. Alguns recebem encomendas de clientes de outros municípios.

Um exemplo é a dona Geralda Pereira Dias. Ela conta com a ajuda da nora, principalmente no transporte das encomendas, e teve um aumento de aproximadamente 100% nas vendas. Os pedidos pelo WhatsApp são feitos pelos clientes durante a semana e as entregas são nas manhãs de sábado.

“Essa experiência de feira on-line para mim foi muito boa. A gente vende hortaliças, mandioca, limão. Os pedidos e a freguesia só vão aumentando. Tenho ajuda da Emater e só tenho a agradecer”, diz dona Geralda.

Na avaliação da técnica da Emater-MG, as vendas on-line vieram para ficar, mesmo quando a realização da feira presencial for novamente permitida. “Eles estão ansiosos para voltar para a feira, porque tem toda aquela relação presencial com os consumidores.  Mas acredito que ninguém vai parar de vender on-line. Eles estão gostando muito e está tendo bom resultado”, afirma.

Para acessar a página da Associação dos Feirantes de Cantagalo no Facebook, clique aqui: https://bit.ly/3lspm8Y

MelhorInovAção

O projeto "Feira livre de Cantagalo online" conquistou o prêmio MelhorInovAção 2020 na categoria regional em Guanhães. A iniciativa da Emater-MG tem como objetivo reconhecer e disseminar, interna e externamente, ações e projetos inovadores que tenham obtido resultados relevantes para a Empresa e/ou para os clientes da Emater-MG, tendo ainda como perspectiva a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores nas ações de assistência técnica e extensão rural.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Jornalista responsável: Marcelo Varella

E-mail: marcelo.varella@emater.mg.gov.br

Fotos: Divulgação Emater-MG