Cabeça:
A Dica Técnica desta semana é sobre plantio de milho verde. Uma colaboração do engenheiro agrônomo, da Emater–MG, Georgeton Silveira.
Loc.:
O milho verde para colheita pode ser cultivado durante todo ano, desde que seja irrigado, e que as temperaturas e a luminosidade não sejam muito baixas. É importante que se faça a análise prévia do solo e correção com calcário e fertilizantes. Em solos pobres, podem-se colocar trezentos gramas de calcário dolomítico por metro quadrado. Ele deve ser misturado à terra com uma enxada ou enxadão, 30 dias, antes do plantio. O adubo 4-14-8 também pode ser usado. A quantidade é de 29 gramas por cova, e o espaçamento entre fileiras é de 90 centímetros.
O ponto de colheita do milho é quando o cabelo da espiga começa a secar. Outro aspecto é a observação das espigas. Elas devem estar totalmente granadas e com os grãos macios. Existem cultivares específicos para a colheita do milho verde. Para saber qual cultivar se adapta a sua região, consulte um profissional da área.
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater–MG, Belo Horizonte–Minas Gerais
Tempo total: 1'20”
|