Foco da Agenda
A pecuária bovina está entre as principais atividades agropecuárias de Minas Gerais. O Estado é o maior produtor nacional de leite, tem o segundo maior rebanho bovino do país e também ocupa a vice-liderança na produção de carne. Além da expressividade econômica, a pecuária bovina também tem importante função social para os mineiros. Ela gera trabalho e renda no campo, além de disponibilizar para o mercado alimentos de alto valor nutritivo, contribuindo com a segurança alimentar.
Ao incluir a pecuária como um dos eixos de sua Agenda Estratégica, a Emater–MG assume o desafio de proporcionar maior competitividade à cadeia de valor desta atividade – incluindo os sistemas agroindustriais –, por meio de assistência técnica qualificada. Os extensionistas da Empresa prestam assistência aos pecuaristas, com diversas ações relacionadas à atividade em todo o Estado.
O trabalho da Emater–MG tem por objetivo a qualificação técnica e gerencial da atividade desenvolvida pelos pecuaristas. Uma das principais ações é o incentivo à produção de alimento de qualidade e em quantidade suficiente para suprir a demanda do mercado consumidor. A Empresa também trabalha para viabilizar e ampliar a oferta de fêmeas e touros reprodutores de alto padrão, promovendo a melhoria genética do plantel mineiro. A eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e o aumento da oferta de bezerros para recria e abate também estão entre as principais ações desenvolvidas pelos extensionistas da Empresa. Outra linha de ação da Emater–MG no trabalho com os produtores rurais é a constante melhoria dos parâmetros de qualidade do leite produzido em Minas Gerais e na gestão das propriedades.
Desafios e Proposições
Modernização da gestão na atividade de bovinocultura
Fornecimento de alimento volumoso, com qualidade e em quantidade suficiente, para o rebanho bovino
Melhoria dos parâmetros qualitativos do leite produzido em Minas Gerais
Oferta de fêmeas bovinas de qualidade para a reposição em rebanhos leiteiros e de touros/reprodutores melhoradores
Eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho bovino e aumento da oferta de bezerros (as) para recria e abate
Minas Pecuária
O Minas Pecuária é um programa criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem a Emater–MG como uma das instituições executoras. As diretrizes do programa são assistência técnica e extensão rural, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios, além de pesquisa e inovação tecnológica.
Pró-Genética e Pró-Fêmeas
Em parceria com associações de criadores, a Emater–MG participa da promoção de feiras e leilões de fêmeas e touros reprodutores para a melhoria da genética do rebanho bovino comercial em Minas Gerais. Voltados prioritariamente para pequenos e médios pecuaristas, o Pró-Genética também contribuem para aumento na renda do produtor, geram emprego no campo e aumentam a oferta de carne e leite aos consumidores. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária em parceria com a ABCZ, Girolando e o apoio de associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. Por meio do Pró--Genética são realizados feiras ou leilões de touros e matrizes.
Convênios com Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Os convênios assinados entre a Emater–MG e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre 2014 e 2016, com investimentos de cerca de R$ 3,5 milhões, têm ações voltadas para pecuária de leite e corte e produção de Queijo Minas Artesanal. Os convênios continuam em execução.
Programa de Inseminação Artificial
Iniciado em 2017, o Programa de Inseminação Artificial, desenvolvido pela Emater–MG, permite que agricultores familiares de dezenas de municípios do Sul de Minas melhorem a qualidade genética do rebanho, por meio da inseminação artificial nas vacas, utilizando sêmen de reprodutores de alto padrão. Foram adquiridos e distribuídos botijões de sêmen, motos para deslocamento dos inseminadores, kits de inseminação. Os recursos aplicados no programa são provenientes do governo estadual e de emenda parlamentar.
Chamada Pública do Leite
Os serviços de assistência técnica e extensão rural da Emater–MG foram contratados pelo então Ministério do Desenvolvimento Agrário, por intermédio dos editais da Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite. Com os serviços contratados pela Chamada Pública, as famílias selecionadas participam de dias de campo, têm atendimento individualizado, têmplanos produtivos elaborados, são capacitadas, além de outros benefícios que ajudam a melhorar a produção leiteira.
Parcerias
Gestor da Agenda
José Alberto de Ávila Pires – xapeco@emater.mg.gov.br
Matérias Relacionadas
Produtores de leite em Carvalhos e Liberdade modernizam salas de ordenha (04/06/2019)