Foco da agenda

Na agricultura familiar desenvolvem-se atividades agrícolas e não agrícolas, que têm papel de destaque no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Em Minas Gerais, parte importante da comercialização da produção agrícola é de alimentos in natura. Dentre as atividades não agrícolas, destacam-se agroindústria, artesanato e turismo rural. Os agricultores familiares e as suas organizações enfrentam desafios relacionados à comercialização da sua produção, tais como: organização, gestão, atendimento às exigências legais, boas práticas de produção e de fabricação. Esses desafios fazem com que grande parte da agricultura familiar permaneça restrita aos mercados informais.

Diante deste cenário, a atuação da Emater–MG é de grande importância para superação desses desafios, investindo em ações com foco no mercado, a exemplo da atuação da Empresa no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PAA Familiar (Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e em outras políticas públicas ligadas à agroindústria e à comercialização. Em função das exigências legais de formalização do negócio, próprias do mercado institucional público, essas políticas possibilitam a profissionalização dos agricultores e de suas organizações. 
 

Desafios e Proposições

Dinamização dos processos de organização dos agricultores familiares

  • Promover o associativismo rural, na perspectiva da organização social, com vistas à defesa dos interesses das famílias e comunidades rurais.
  • Apoiar a formação de grupos informais, como forma privilegiada de ação coletiva no mercado formal.
  • Dinamizar processos de organização de cooperativas, a partir de coletivos de agricultores organizados.
  • Desenvolver e implementar metodologias e tecnologias apropriadas para a gestão de cooperativas da agricultura familiar.

Adequação dos empreendimentos da agricultura familiar para acesso ao mercado formal

  • Qualificar empreendedores familiares rurais nos processos de gestão e administração.
  • Desenvolver e implementar metodologias e tecnologias de gestão administrativa e financeira apropriadas à realidade dos empreendimentos da agricultura familiar.
  • Ampliação do acesso dos agricultores familiares e suas organizações às políticas públicas de comercialização
  • Divulgar junto aos agricultores familiares e suas organizações, as especificidades e exigências das políticas públicas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), PAAFamiliar, Feiras LivresApoiar
  • Acompanhar a execução das políticas públicas de comercialização desenvolvidas nos municípios e regiões.
  • Articular com setores do governo estadual e poder público municipal, o fortalecimento do Programa de Feiras Livres.

Adequação das agroindústrias, para a comercialização da produção no mercado formal

  • Promover a regularização das agroindústrias em atendimento à legislação vigente.
  • Melhorar a qualidade dos produtos da agroindústria familiar individual e coletiva e do Queijo Minas Artesanal - QMA, com o uso de tecnologias de processamento e gestão, boas práticas agropecuárias e de fabricação, embalagem, rotulagem e infraestrutura.

Ampliação da oferta de serviços de turismo rural e dos produtos artesanais da agricultura familiar no mercado

  • Elaborar projetos para captação de recursos voltados para a realização de oficinas de qualificação e inovação de produtos e serviços.
  • Organizar a participação dos agricultores familiares em feiras e exposições.
  • Organizar a estruturação de grupos de artesãos em redes de comercialização.

 

Políticas Públicas de Comercialização

A Emater–MG trabalha na qualificação do acesso dos agricultores familiares e suas organizações às políticas públicas de comercialização. A Empresa desempenha papel importante na orientação técnica e divulgação para os agricultores familiares e suas organizações sobre as especificidades e exigências das políticas públicas, como: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar) e Feiras Livres.

Organização Social

Na busca de fortalecer e incentivar os processos de organização social e a ação coletiva da agricultura familiar, a Emater–MG promove o associativismo, na perspectiva de base comunitária, visando a defesa dos interesses das famílias e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Também atua no apoio à organização econômica das famílias rurais, como forma privilegiada para o estabelecimento de melhores relações de mercado. Neste sentido, a Empresa desenvolve e implementa metodologias e tecnologias apropriadas para a gestão de cooperativas da agricultura familiar. 

 

Feiras Livres

Na atuação com as feiras livres, a Emater–MG tem participação efetiva na organização e implantação delas no Estado, desenvolvendo ações, com objetivos de fortalecer e qualificar a inserção dos agricultores familiares neste canal de comercialização.

Agroindústria de Alimentos

A Emater–MG presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores e aos empreendimentos deles, na adequação das agroindústrias para a comercialização da produção no mercado formal e na regularização das agroindústrias, em atendimento à legislação vigente. Além disso, a Emater–MG orienta os agricultores sobre a qualidade dos produtos da agroindústria individual e coletiva, com o uso de tecnologias de processamento e gestão, boas práticas agropecuárias, embalagem, rotulagem e instalações adequadas.

 

Queijo Minas Artesanal 

A Emater–MG atua no Programa Queijo Minas Artesanal, orientando os produtores na adoção de boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação, para garantir a segurança sanitária do queijo. A Empresa também assessora no processo de legalização das queijarias, incentiva e fortalece a organização dos produtores. Anualmente, a Emater–MG também promove o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, com os objetivos de valorizar e divulgar uma das mais tradicionais iguarias de Minas Gerais. Os competidores são selecionados após participarem das disputas municipais e regionais. As regiões produtoras do estado são:  Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. 

Para desenvolver as ações em todo o Estado, a Empresa trabalha em parceria com Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e associações e cooperativas de produtores rurais.

Artesanato

A Emater–MG presta assistência técnica aos agricultores familiares nas diversas fases da atividade artesanal, como a organização dos grupos de interesse, a produção de matéria-prima, o processamento e desenvolvimento dos produtos artesanais, a gestão do grupo e sua inserção no mercado. O trabalho é direcionado para o diagnóstico das vocações e potencialidades locais e para a caracterização das identidades e traços culturais. A Emater–MG orienta os artesãos para o aumento da produção e a qualificação da atividade, visando a geração de renda e a melhoria de qualidade de vida.


Turismo Rural

Minas Gerais é um estado que, por sua ampla diversidade, oferece uma grande possibilidade ao turismo rural. A proposta é permitir que o turista vivencie a história e o modo de vida de uma localidade, no ambiente rural. A Emater–MG orienta e qualifica as famílias de agricultores para ofertarem produtos e serviços, respeitando e valorizando a cultura local. O trabalho da Empresa amplia as oportunidades de inserção no mercado para as comunidades rurais.

Parcerias

  • Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa
  • Secretaria de Estado de Educação – SEE
  • Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável – Cedraf
  • Prefeituras Municipais
  • Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa
  • Vigilância Sanitária
  • Instituto Mineiro de Agropecuária –IMA
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais- Epamig

 

Gestor da Agenda

Raul Machado - raul.machado@emater.mg.gov.br

 

 



Matérias Relacionadas

Pnae garante alimentação de qualidade para alunos e renda para produtores de Unaí (05/06/2019)