Belo Horizonte (26/11/2019) – Nesta terça-feira, 26/11, a Emater-MG participou da solenidade de encerramento do Programa Estadual de Desenvolvimento de Agentes da Política de Simplificação. Profissionais da empresa apresentaram ações para agilizar e facilitar a prestação de Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ao produtor. 

O encontro aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reuniu representantes de empresas estatais e secretarias do Governo de Minas Gerais. Uma das iniciativas da Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Minas Gerais, é a plataforma digital Deméter. O software, que é voltado para o trabalho do técnico da empresa, é composto de 14 módulos (temas/serviços) que se dividem em outros. 

“O sistema Deméter proporciona o aprimoramento na coleta de dados,  agiliza processos operacionais, e a construção de redes colaborativas. Os dados coletados viabilizarão o retorno do conhecimento para o agricultor, o fomento a novos negócios e uma base de informações para diversificação de serviços”, diz gerente da Assessoria em Gestão de Tecnologia da Informação, Marcos Lopes.

A ideia é oferecer ao técnico da empresa um sistema para auxiliar nas suas atividades. O software pode ser acessado por tablet, por exemplo, substituindo muitos trabalhos desenvolvidos em planilhas, formulários ou manualmente. 

Também foi apresentada uma versão do Deméter, em aplicativo Mobile, para o agricultor. Isso trará diversos benefícios para o produtor desenvolver suas atividades. Entre eles estão: maior interação entre técnicos e agricultores, notícias e avisos importantes, agendamento de Ater, biblioteca do produtor, entre outros. 

Agricultura 4.0
O sistema Deméter faz parte do programa Emater 4.0. A iniciativa faz referência `Agricultura 4.0, que se baseia em conteúdo digital por meio do processamento e análise do grande volume de dados, que vêm sendo produzidos em todas as áreas que contribuem com o desenvolvimento agrícola. Conhecimentos que podem ser aplicados em todos os elos da cadeia produtiva. Algumas das tecnologias empregadas na Agricultura 4.0 são: internet das coisas, robótica, veículos autônomos, sensores, drones e satélites. 


Ascom Emater-MG
Tel: 31 3349-8132
e-mail: avelar@emater.mg.gov.br
www.emater.mg.gov.br
Fotos: Arquivo Emater-MG

Publicado em: 26/11/2019



Matérias Relacionadas