Vitória de todos
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Vitória de todos

Vitória de todos

Pela segunda vez, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) é a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio, na categoria Desenvolvimento Agropecuário, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo. A premiação foi feita com base em dados relativos ao exercício de 2010, coletados pela Serasa Experian. Esta é mais uma prova de eficiência das ações do Governo de Minas para fortalecer o agronegócio, especialmente a agricultura familiar. É uma vitória de todos, profissionais, Governo de Minas, parceiros e agricultores.

A Emater–MG é uma Empresa com 62 anos de atuação, considerada referência nacional no setor de extensão rural, e que tem conseguido grandes resultados na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos mineiros. Estamos cumprindo o nosso desafio de preservar o que a Empresa foi ao longo dos anos no Estado: a referência em Ater, fortalecendo a assistência técnica e garantindo que ela continue sendo a primeira. 

A Empresa  atua em 93% do Estado, ou seja, em 787 municípios mineiros, prestando serviços de assistência técnica e extensão rural, por meio de diversos programas e projetos que priorizam o desenvolvimento rural sustentável. O foco são agricultores familiares, ainda que a Emater também atenda pequenos, médios e grandes agricultores.

São 2.198 profissionais em atividade, sendo 1.618 técnicos/extensionistas rurais e 554 cargos administrativos, que trabalham para atender cerca de 400 mil agricultores familiares, com qualidade. É preciso levar inovação, novas tecnologias e conhecimentos, principalmente, aos pequenos e médios produtores. Também é fundamental a execução de programas, como o Minas Sem Fome, o Certifica Minas Café e o Minas Leite, que contribuem efetivamente para o fortalecimento da agricultura familiar mineira, pois estimulam a produção, a comercialização e a preservação ambiental.

Para garantir ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor, a Empresa está melhorando as condições de trabalho dos extensionistas e capacitando-os. Com uma assistência técnica de qualidade, com os nossos técnicos capacitados e com boas condições de trabalho, contribuímos para que o produtor tenha condições de melhorar a produtividade de sua propriedade, agregar valor ao seu produto e comercializar com um bom retorno financeiro, atendendo as exigências do mercado.

Conseguir espaços para a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar é uma preocupação da Emater–MG que, atenta às exigências do mercado, orienta os agricultores e leva conhecimento aos produtores, para assegurar uma produção com mais qualidade e valor, para que eles consigam inserir seus produtos no mercado formal, cumprindo as exigências legais – tais como critérios trabalhistas, previdenciários, fiscais e ambientais –,  de forma competitiva. É claro que  incentivando o equilíbrio entre o crescimento econômico e o respeito ao meio ambiente. É preciso harmonizar a tecnologia de produção rural com as exigências ambientalistas. Não existe produção sustentável sem a proteção do meio ambiente.

Ainda pensando na comercialização dos produtos, a Emater–MG mobiliza os agricultores familiares e suas organizações para participarem do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, e também do Programa Nacional de Alimentação Escolar, para que os agricultores consigam vender seus produtos a escolas.

A Emater–MG também se preocupa com a segurança alimentar e nutricional da população rural e de periferias urbanas. Por meio do Minas Sem Fome, criado em 2003, são implementadas ações que contribuem para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente os agricultores familiares. O Programa estimula a produção de alimentos, a agregação de valor e  a geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional.

Este prêmio é fruto do trabalho e dedicação de todos os profissionais da Empresa. É o reconhecimento pelo empenho da Emater–MG e do Governo de Minas Gerais para fortalecer o setor de assistência técnica e extensão rural, a agricultura e o agronegócio, garantindo um atendimento de qualidade aos agricultores familiares. Essa premiação é também uma demonstração das conquistas da política adotada pelo governador Antônio Anastasia para o agronegócio mineiro, e  a Emater–MG tem a missão de ser uma das gestoras, atuando de forma moderna, inovadora e eficiente, priorizando a capacitação e a valorização de seus profissionais.

 

Maurilio Guimarães
Presidente da Emater–MG

 

 Publicado em: 03/11/2011

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados