Feira ressalta importância da agricultura familiar
 Twitter Facebook Youtube Scribd Soundcloud Adicionar aos favoritos Intranet           

Feira ressalta importância da agricultura familiar


Feira ressalta importância da agricultura familiar

A segunda edição da AgriMinas, Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais,  promete movimentar a Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, de 27 a 30 de setembro. O evento é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado – por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas:  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil, entre outros parceiros.

De acordo com o coordenador técnico estadual da Emater–MG Cláudio Augusto Bortolini, a Feira tem o objetivo de fortalecer a imagem e profissionalizar o trabalho dos agricultores familiares, além de inserí-los no mercado. “Um dos principais entraves da Agricultura Familiar é a comercialização, e o evento vai possibilitar que os agricultores vendam seus produtos aos visitantes da Feira, além de fazerem contatos para novos negócios”, explica Bortolini.   

Cerca de 150 expositores com produtos da agroindústria, como doces, pimentas, queijos e peças artesanais estarão participando. Para Bortolini, a Emater–MG possui um importante papel na comissão organizadora da Feira, porque a maioria dos agricultores participantes do evento são atendidos pela Empresa, que é a responsável por conscientizá-los sobre a importância do evento.

De acordo com o coordenador, a Emater-MG, além de um estande que funcionará como plantão técnico para tirar dúvidas de agricultores e visitantes sobre assuntos relacionados à agricultura familiar, realizará oficinas sobre temas como cuidados com hortas e a utilização das fibras de bananeira para artesanato. “Outra atração será o Museu do Queijo Artesanal, onde os visitantes poderão conhecer todo o funcionamento de uma queijaria e também participar de um mini-curso sobre produção de queijo. O Museu contará ainda a história do queijo minas e curiosidades”, comenta o coordenador da Emater–MG.


União e empreendedorismo

 Muitos produtores atendidos pela Emater-MG estarão expondo seus produtos na AgriMinas e mostrando o trabalho que mudou a realidade das famílias rurais. Histórias de sucesso que ajudam na melhoria da qualidade de vida da sociedade mineira. Exemplos de união e empreendedorismo, como o trabalho em equipe que mudou a história de produtoras rurais da cidade de Fronteira.

Sem muita oportunidade de emprego, as mulheres trabalhavam na colheita da cana-de-açúcar. Levavam uma vida sofrida, acordavam de madrugada para ir para a lavoura e, ao voltarem para casa, ainda se ocupavam com as tarefas domésticas. Pensando no esforço destas mulheres, Fronteira foi buscar exemplo na cidade de Carmo do Rio Claro.

Carmo do Rio Claro é uma cidade de porte pequeno, que fica ao sul do Estado de Minas Gerais. Além da beleza natural, possui outros atrativos, como o artesanato e os doces, que  já conquistaram o mundo. O artesanato chegou na cidade há cerca de dez anos, com o primeiro tear, deixado como lembrança a uma moradora da cidade por uma artesã falecida. A idéia prosperou e conquistou a população, assim como a produção de doces. Hoje a fama do tear e dos doces fazem de Carmo do Rio Claro uma cidade sem fronteiras.  

Seguindo o exemplo de Carmo do Rio Claro, foi fundada, em setembro de 2005, a Associação de Artesãos de Fronteira. Segundo a presidente da Associação, Sulimaire Ramos Barbosa, as atividades iniciaram durante a entressafra da cana, período em que várias mulheres ficam desempregadas. "A prefeitura trouxe de Carmo do Rio Claro os equipamentos e os professores para ensinarem as técnicas, alugou um imóvel, onde foi instalada a oficina com os teares, adquiriu linhas, pagou os professores e ofereceu uma cesta básica mensal, no valor de R$ 100,00, para que as alunas pudessem participar de todo o processo", explica Sulimaire. Hoje, os 35 associados produzem diversas peças em artesanato, comercializadas em uma loja na cidade.

O trabalho da Emater-MG na Associação começou em dezembro de 2006, com a extensionista de Bem-estar Social Juliana Martha de Souza. Segundo ela, inicialmente, foram feitos diagnóticos de realidade, realizados cursos na área de agroindústria e artesanato e depois a articulação para participação em feiras. "Elas já foram expor seus produtos em Belo Horizonte, Olímpia e São Paulo", acrescenta Juliana.

Hoje, o grupo se orgulha das conquistas, sendo a mais recente a participação no Projeto Talentos do Brasil, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, com a coleção “Palavras Bem Ditas”, assinada pelo design Renato Imbroizi.

Para Juliana, o trabalho em equipe é muito importante e gratificante. "A base de sustentação do sucesso é o trabalho em associativismo. O grupo tem a consciência da dificuldade de se trabalhar sozinho O trabalho organizado, planejado, integrado, com  união é garantia de melhoria da qualidade de vida de todos", explica a extensionista. Graças ao associativismo, o sucesso da associação hoje é visível. Os produtos artesanais serão comercializados na II AgriMinas e, de lá, elas seguem para Brasília.

Assessoria de Comunicação
(31)3349-8096

 


 Publicado em: 25/09/2007

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Institucional

A Empresa
A Emater de Minas
Diretoria Executiva
Unidades da Empresa
      Organograma
      Endereços e telefones
      Horário de atendimento
Nosso Trabalho
     Missão, Visão e Foco da Ação
     Atividades
     Compromisso com os Mineiros
     Parceiros
     Clientes
     Mais benefícios para a sociedade
Relatório financeiro
Relatório de Atividades
Acordo de Resultados
Centro de Documentação
Palavra do Presidente

Serviços

Livraria Virtual
Capacitação de Jovens
ICMS Solidário
Informativos Conjunturais
PROPEC-MG
Pró-genética
Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono
Programa de Abastecimentos Comunitários de Água
Programa Minas Leite

Plantão Técnico

Sobre o PlantãoTécnico
Envie Seu e-mail

 

Programas e Ações

ATER
Minas Sem Fome
Projeto Jaíba
Certifica Minas
Apoio à Administração Pública
Obrigações Especiais
Ações e Programas do Governo de Minas

Minas Sem Fome

Compras

 

 

 

 

Comunicação

Palavra do Presidente
Rádio Emater em Ação
Minas Rural
Fale com a Comunicação

Transparência

O que é
Acesso à informação


Fale conosco

 



Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120 E-mail: sic@emater.mg.gov.br
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados