Produção com qualidade e sustentabilidade
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Produção com qualidade e sustentabilidade

 Produção com qualidade e sustentabilidade

A Emater–MG, na busca pelo desenvolvimento sustentável, promove assistência técnica e extensão rural, levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações. Sendo assim, cada vez mais, a Empresa incentiva, por meio de suas ações, o equilíbrio entre o crescimento econômico e respeito ao meio ambiente. É preciso harmonizar a tecnologia de produção rural com as exigências ambientalistas. Não existe produção sustentável sem a proteção do meio ambiente. Degradada, a natureza perde o seu potencial produtivo e se transforma em deserto. E, muitas vezes, o produtor rural não dedica a necessária atenção a esse tema por falta de recursos financeiros ou falta de conhecimento.

É a Emater–MG a ponte entre a produção de conhecimento e a produção agropecuária, com os seus extensionistas levando ao produtor rural, principalmente ao pequeno produtor, meios para que ele incorpore ao seu dia a dia a evolução desenvolvida na universidade e na indústria. A Empresa atua reforçando o uso de tecnologias compatíveis com o ambiente e os recursos das propriedades rurais.

Atuando para o fortalecimento do setor rural, os trabalhos da extensão alcançam toda a sociedade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, a recuperação e a preservação ambiental, para criar, enfim, um ambiente de confiança e condições favoráveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

E os conhecimentos que a Emater leva aos produtores também são fundamentais para assegurar uma produção com mais qualidade e valor agregado. É dever da Empresa assessorar os agricultores, para que eles consigam inserir seus produtos no mercado formal, cumprindo as exigências legais, tais como critérios trabalhistas, previdenciários, fiscais e ambientais, e também assegurando qualidade para o consumidor.

Um exemplo é o café. A Empresa orienta os cafeicultores para as exigências dos mercados, estimulando a agregação de valor à produção, por meio da melhoria contínua dos sistemas produtivos, e para as normas de certificação. Em 2010, o Certifica Minas Café, um programa estruturador do Governo do Estado, certificou 1.294 propriedades em várias regiões.

As propriedades inscritas no Programa têm acompanhamento de técnicos da Emater–MG em cada etapa da produção, o que garante o rigor na aplicação das normas de certificação e, assim, uma produção de qualidade, adequada às exigências do mercado internacional, com melhor remuneração para os produtores e conquista de novos mercados.

Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater–MG para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para se obter a aprovação, que cobram desde a adequação à legislação trabalhista ao uso correto e controlado de agrotóxicos e rastreabilidade do produto final, o que significa identificação registrada de todo o café produzido. No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente os critérios estabelecidos. São 1.230 propriedades cafeeiras certificadas de 2.553 cadastradas em 150 municípios nas regiões Sul de Minas, Matas de Minas e Cerrado.

Também para levar mais informações e as novidades sobre boas práticas de cultivo, manejo, beneficiamento e comercialização aos cafeicultores, é realizado o Circuito Mineiro de Cafeicultura, com palestras, visitas a estandes de empresas de tratores, máquinas e insumos utilizados na atividade cafeeira. O Circuito é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas Emater–MG, Epamig e IMA, além da Universidade Federal de Lavras, com apoio de prefeituras e outras instituições públicas e privadas ligadas ao setor cafeeiro. A última etapa acontecerá em Varginha, no dia 27 de outubro. Ao todo serão 26 etapas.


Maurilio Soares Guimarães

Presidente da Emater–MG

 Publicado em: 01/06/2011

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados