Emater-MG define metas para 2011
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Emater-MG define metas para 2011

 Emater–MG define metas para 2011

 

Pioneira na extensão rural no país, a Acar mineira foi modelo para disseminar o extensionismo em vários estados brasileiros. No dia 28 de novembro de 1975, uma lei estadual criou a Emater–MG, extinguindo a Acar. A Empresa hoje atua na promoção do desenvolvimento sustentável, conciliando desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Para tanto, de forma moderna e planejada, a Emater–MG e o jeito mineiro de fazer extensão rural têm melhorado a qualidade de vida das famílias mineiras, atendendo com qualidade e eficiência os agricultores, principalmente familiares, e se preocupando com a cadeia produtiva como um todo, equilibrando produção, comercialização e práticas sustentáveis para a saúde do meio ambiente.

E começamos mais um ano com entusiamo e vontade de contribuir para a transformação da vida das famílias mineiras, dando continuidade ao trabalho de Ater. Para isso, a Emater–MG traçou metas para 2011. Agora é hora de arregaçar as mangas para assegurarmos uma vida mais digna e melhor para milhares de mineiros e mineiras.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais– Emater–MG vai atender mais de 420 mil agricultores familiares até o final de 2011. Cerca de 7.500 organizações formais também serão contempladas em projetos e programas desenvolvidos pela Empresa. O Programa de Alimentação Escolar–PAE também merece destaque em 2011. A meta é que mais de 5.300 agricultores familiares sejam contemplados pelo Programa, tendo mercado garantindo para os seus produtos pela Lei da Alimentação Escolar, que assegura a compra mínima pelas escolas de 30% dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Pensando também na agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Minas Sem Fome, 28 agroindústrias serão implantadas até o final de 2011. Todo o maquinário e material para a construção das agroindústrias já foram adquiridos.

O trabalho da Emater–MG é uma parceria com estado, prefeituras e governo federal. A Empresa espera garantir a manutenção de 785 convênios com prefeituras municipais, com pagamentos até o final de 2011.

As atividades da Emater–MG têm assegurado uma vida mais digna e humana ao homem do campo, e os governos têm investido em melhorias nos serviços de assistência técnica e extensão rural, como exemplo, a Lei Geral de Ater, que traz mais responsabilidades para as empresas, já que elas só receberão o dinheiro se prestarem o serviço, mas também garante mais liberdade na aplicação dos recursos, podendo investir em tecnologia, equipamentos e na capacitação de técnicos. Esperamos que em 2011 novos contratos para a prestação de serviços de Ater sejam assinados, para que Minas, o Brasil e o agronegócio fiquem cada vez mais fortes.

 

Antônio Lima Bandeira

Presidente

 Publicado em: 10/01/2011

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados