Emater-MG celebra conquistas e já planeja 2011.
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Emater-MG celebra conquistas e já planeja 2011.

 Emater–MG celebra conquistas e já planeja 2011

Com o final do ano de 2010, a Emater–MG se reúne para comemorar conquistas e se planejar para que 2011 seja ainda mais produtivo. Neste ano, apresentou bons resultados em programas como o Minas Sem Fome; Certifica Minas Café; Responsabilidade Ambiental e Agregaminas.

Pelo Minas Sem fome, um dos 56 Projetos Estruturadores do Governo de Minas Gerais, criado para implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares, de 2003 a 2010, 1,8 milhão de famílias foram beneficiadas. O Programa, executado pela Emater–MG, está presente em 776 municípios do Estado e, na avaliação da Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) sobre o desempenho dos 56 Projetos Estruturadores, recebeu 8,7 em 10.

Dentre as principais ações do Programa, destacamos a entrega de 311 tanques de resfriamento de leite, beneficiando cerca de cinco mil famílias, e a implantação de sistemas comunitários de abastecimento de água no semiárido mineiro. Ao todo, 548 sistemas foram implantados, beneficiando mais de 20 mil famílias.

Com o Programa Certifica Minas Café, no qual a Emater–MG atua na orientação dos produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação, a meta a ser cumprida neste ano é a certificação de 1.200 propriedades, garantindo mais qualidade e competitividade aos cafés do Estado.

Aos 62 anos de existência, a Emater–MG segue na prática o que preconiza o conceito de desenvolvimento sustentável, promovendo projetos de assistência técnica e extensão rural, que levam em conta as necessidade das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações. Cada vez mais a Empresa busca incentivar, por meio de suas ações, o crescimento econômico com os imperativos de equidade social e respeito aos limites naturais dos ecossistemas.

Sozinha ou em parceria com outras instituições, a Empresa também investe em educação ambiental, por meio de campanhas, seminários, capacitações de agricultores e mobilizações de comunidades. No aspecto da produção sustentável, a Emater–MG atua reforçando o uso de tecnologias compatíveis com o ambiente e os recursos das propriedades rurais, evitando o desgaste do meio ambiente.

E, pensando nesta produção sustentável, a Emater–MG trabalha com o Programa Agregaminas, que visa estimular atividades que agreguem valor aos produtos da agricultura familiar do Estado de Minas Gerais, disseminando as boas práticas de produção e processamento, buscando ainda a inserção e manutenção dos produtos da agricultura familiar no mercado. O foco do Programa é fortalecer o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da agroindústria, desde a produção de matéria-prima, o gerenciamento da unidade, o processamento até a inserção no mercado.

Além disso, projetos que incentivam o plantio direto, o sistema Integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF), as certificações de produtos de grande importância econômica para o Estado, como o café e o queijo minas artesanal, além do cultivo de produtos sem agrotóxicos e a certificação de orgânicos, são exemplos de atuações sustentáveis da Emater–MG.

Outra vertente trabalhada pela Empresa é a gestão ambiental, que inclui a adequação de propriedades rurais, a caracterização de ecossistema e o manejo integrado de sub-bacias hidrográficas, entre outros projetos.

A Emater–MG também atua no Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR/MG), um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, com apoio do Banco Mundial. Seus objetivos são contribuir para aliviar a pobreza e buscar soluções para desenvolver as comunidades onde atua, financiando projetos comunitários que podem ser produtivos, sociais ou de infraestrutura básica. 

O PCPR é coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). São atendidos 89 municípios da região do Norte de Minas, 53 do Vale do Jequitinhonha, 35 do Vale do Mucuri e 11 da região Central (microrregião de Curvelo).

O Projeto beneficia diretamente as comunidades rurais e urbanas, organizadas em grupos de interesses comuns, trabalhadores e pequenos produtores rurais, artesãos, grupos de pescadores, associações de donas de casa, etc. 

Por meio do PCPR são implantados subprojetos de infraestrutura (barragens, poços tubulares, cisternas, eletrificação rural, construção/recuperação de estradas, pequenas pontes, armazéns comunitários, etc.) e produtivos (casas de farinha, mecanização agrícola, unidades de beneficiamento, piscicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, oficina de confecções, etc.). 

A Emater–MG trabalha em parceria com as comunidades, elaborando os subprojetos do PCPR que serão implantados, após aprovação dos CMDRSs (Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável) e Idene. Após a implantação dos subprojetos, a Emater continua prestando assistência às famílias beneficiadas. Em 2010 mais de 20 mil famílias foram atendidas, e 369 subprojetos, elaborados. De 2006 a 2010 foram mais de 1.700 subprojetos elaborados, destacando 250 projetos de mecanização agrícola, 179 centros sociocomunitários, 415 abastecimentos de água e 113 fábricas de farinha.

Neste final de ano, vamos aproveitar os bons resultados, que asseguraram uma vida melhor a milhares de mineiros, e traçar as metas para 2011, para garantirmos que os agricultores, principalmente familiares, em Minas, sejam atendidos com mais qualidade e eficiência, otimizando o recurso financeiro e priorizando o desenvolvimento sustentável, em busca de assegurar crescimento econômico e social para as famílias mineiras e um meio ambiente saudável e preservado.


Antônio Lima Bandeira

Presidente




 Publicado em: 07/12/2010

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados