Café com mais qualidade
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Café com mais qualidade

 

 Café com mais qualidade

 

No dia 24 de maio, Dia Nacional do Café, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, assinou a instrução normativa para garantir mais qualidade à segunda bebida mais consumida no Brasil. A primeira é a água.

As novas regras de qualidade começarão a vigorar em fevereiro de 2011 e serão bem rigorosas, para garantir mais qualidade ao café oferecido no mercado interno. Além do percentual máximo de impurezas provenientes do grão, serão observados o estado de conservação do produto, a aparência, o odor e as informações de rotulagem. No mercado interno, o consumo da bebida tem crescido, em média, 5% ao ano, e o país hoje já é o segundo maior consumidor mundial.

Ainda não há uma exigência real de qualidade do café em grão e do café torrado e moído. Portanto este será o primeiro regulamento desta natureza, o que mantém o Brasil na liderança do setor cafeeiro. Em Minas, a Emater–MG, por meio do governo, já tem trabalhado para garantir mais qualidade a esta bebida mundialmente consumida.

Para a Emater–MG, a preocupação com a qualidade do café produzido pelos agricultores familiares é antiga. A Empresa atua no Programa Certifica Minas Café, do Governo do Estado, em parceria com o Ima e a Epamig, sob coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura, fazendo a certificação das propriedades cafeeiras de Minas Gerais, de forma a qualificar e certificar os sistemas de produção da agricultura mineira, garantindo que os agricultores, especialmente os familiares, se tornem mais competitivos no mercado, a partir de boas práticas de produção e melhoria da qualidade de seu produto, e se mantenham de forma sustentável na atividade, possibilitando, assim, a melhoria da qualidade de vida de suas famílias.

Cabe à Emater–MG promover o aprimoramento técnico e gerencial do agricultor, de forma continuada, com identificação, análise e superação dos pontos críticos da sua propriedade e de seu sistema produtivo e suas necessárias adequações, o que pode gerar o diferencial para o café a ser comercializado. 

Este trabalho consegue promover ótimos resultados para os cafeicultores mineiros, com grandes benefícios para os consumidores, tais como, maior organização da base produtiva, produtos de melhor qualidade, melhor controle dos custos de produção e renda para os cafeicultores, rastreabilidade do produto e competitividade.

 

Antônio Lima Bandeira

Presidente

 Publicado em: 11/06/2010

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados