Novo momento, nova gestão
   Adicionar aos favoritos Intranet           

Novo momento, nova gestão

Novo momento, nova gestão

Assumo a Emater–MG em uma situação bastante diferenciada, tendo como missão dar continuidade ao trabalho realizado pela Empresa, mantendo a qualidade já conhecida por todos os mineiros.

Esta é a segunda vez que recebo, com grande satisfação, a missão de presidir a Emater–MG. A primeira vez, de 2001 a 2002, tive o prazer de trabalhar com o governador Itamar Franco, e, naquela época, a situação da economia e o cenário político em Minas Gerais eram outros. Hoje assumo a Emater em uma situação bastante diferenciada, até porque o governo do Aécio Neves e do professor Anastasia realmente deu uma atenção muito especial à Emater, investindo muito na Empresa.

O Choque de Gestão, que é a marca do atual governo de Minas, foi aplicado integralmente na Emater. E isso naturalmente trouxe uma série de benefícios para a Empresa, que se ajustou a essa nova realidade administrativa do Estado, até mesmo com a formulação das suas políticas públicas nos programas estruturadores. Hoje a Emater também segue a mesma metodologia, trabalhando um conjunto de programas estruturadores que agregam, em áreas específicas, em áreas com afinidades próprias, projetos e programas especiais que, em conjunto, têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias mineiras.

Hoje assumo a Emater numa situação privilegiada. Para concluir esse mandato do governador Aécio Neves, darei continuidade ao trabalho que a Emater já vem realizando dentro da sua filosofia de dar prioridade à agricultura familiar, obedecendo àquelas linhas gerais, e muitas delas não são novidades e sim um prosseguimento do passado, que fazem esta bela história construída pela Empresa. É claro que falar do passado não significa que vamos reproduzi-lo hoje. Nós vamos atuar de forma moderna, inovadora, ágil, adequada aos novos tempos, mas com aquela preocupação histórica da Emater de assistir bem o produtor rural, principalmente o agricultor familiar. Lógico que a Empresa está mais aberta também para o médio e grande produtores, mas nossa prioridade continua sendo a agricultura familiar.

A Emater–MG, com 61 anos de atuação em Minas, pioneira nos serviços de assistência técnica e extensão rural, tem uma história muito forte, muito enfatizada por todos os governos, exatamente por esta tradição e reconhecimento da sociedade; uma história hoje realçada com a valorização que o atual governo deu à extensão rural. Vamos prosseguir na execução desse trabalho, obviamente fazendo os ajustes que precisam ser feitos, mantendo, é claro, a qualidade dos serviços prestados pela Empresa e o bom clima institucional. Para isso, como parte daquilo em que acredito, é preciso valorizar os profissionais, investir em programas de treinamento, capacitação. A Empresa tem que estar sempre atualizada e preparar bem sua equipe para desenvolver, com sabedoria e competência, essa atividade tão nobre e importante.

A extensão rural sempre foi fundamental. É o extensionista, no seu dia a dia, que orienta os agricultores quanto à produção, ao mercado, à qualidade do produto, à preservação do meio ambiente, ao uso adequado do solo e da água. São os extensionistas os protagonistas do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida que marcam uma nova página na história de Minas Gerais e de muitos mineiros. 

Antônio Lima Bandeira
Presidente

 Publicado em: 18/02/2010

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados