Pesquisa revela perfil do artesão mineiro
 Twitter Facebook Youtube Scribd Soundcloud Adicionar aos favoritos Intranet           

Pesquisa revela perfil do artesão mineiro

Pesquisa revela perfil do artesão mineiro

As fibras são o 2º material mais utilizado pelos artesãos mineiros

 

Minas Gerais possui um dos mais variados e ricos acervos do artesanato brasileiro. Para conhecer melhor a realidade do artesão mineiro, a Emater-MG fez um estudo com 1.112 pessoas que atuam na área, de 426 municípios do Estado de Minas Gerais, ou seja, em quase metade das cidades mineiras. A pesquisa acaba de ser divulgada e revela dados importantes sobre o setor como a renda média dos artesãos que em cerca de 70% dos casos é de até R$300 por mês. Embora a maioria dos artesãos ganhe menos de um salário mínimo, 40,1% dos entrevistados afirmaram ter no artesanato sua principal fonte de renda. A pesquisa também traz informações sobre nível de escolaridade, faixa  etária dos artesãos, forma de comercialização de produtos, local de trabalho, entre outros dados. 

O levantamento foi feito, no período de junho a setembro de 2008, por meio de questionários aplicados por extensionistas rurais. Do total de artesãos pesquisados, 55,8% deles são agricultores familiares. Segundo o presidente da Emater-MG, José Silva, a Emater-MG apoia o trabalho artesanal por ser um instrumento de desenvolvimento local sustentável e promoção do resgate das tradições e da história de vida das famílias, contribuindo para a preservação da cultura local. “Essa  pesquisa é importante porque descreve a a realidade do artesanato mineiro produzido pela agricultura familiar e orienta as políticas públicas voltadas para a categoria”, afirma José Silva.

A grande presença feminina no setor foi comprovada na pesquisa: 81,4% dos artesãos são mulheres e apenas 18,6% de homens. Quanto a idade, as principais faixas etárias são de 39 a 51 anos (37%) e  25 a 38 anos (29%). Com relação ao nível de instrução, 34,3% dos artesãos têm ensino fundamental de 1ª a 4ª série, 25,9% ensino fundamental de 5ª a 8ª série e 30,3% ensino médio. Apenas 2,2%  não são alfabetizados.

A aprendizagem da técnica artesanal em 41,8% dos casos ocorreu no núcleo familiar e os artesãos já trabalham com o método há vários anos (29,2% de 1 a 5 anos atrás; 27,2% há mais de 20 anos; 19,5%, de 6 a 10 anos; 14,8% entre 11 a 20 anos e 9,3% há menos de um ano). “A experiência que eles têm e a cultura da produção artesanal são pontos fortes que constatamos. O mercado está cada vez exigente e os artesãos mineiros têm um produto que agrada esse mercado, então é só trabalhar esse vocação para potencializar a atividade”, comenta a coordenadora técnica da Emater-MG Cristina Linhares (gestora do programa Agregaminas). 

O estudo revela ainda que o artesanato geralmente é feito em casa e sem local definido (65,2%). Apenas 21,2% dos pesquisados tem oficina em casa. Os materiais mais utilizados são têxteis (40,5%), fibras (20,2%), madeira (11,3%) e argila (11%). 75,3% dos artesãos costumam adquirir a matéria-prima de forma individual e apenas 24,6% de forma coletiva. A maioria dos  artesãos comercializa seus produtos no mercado local e maneira informal. “Precisamos trabalhar com os artesãos a gestão da atividade. Fazer que ele compreenda a realidade do mercado e veja a sua atividade como um negócio”, salienta a coordenadora da Emater-MG.

Agência Minas e Blog, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no
www.youtube.com/governodeminasgerais


Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa
Jornalista: Flávia Freitas
(31) 3349-8021 // 8241

 Publicado em: 07/01/2010

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Institucional

A Empresa
A Emater de Minas
Diretoria Executiva
Unidades da Empresa
      Organograma
      Endereços e telefones
      Horário de atendimento
Nosso Trabalho
     Missão, Visão e Foco da Ação
     Atividades
     Compromisso com os Mineiros
     Parceiros
     Clientes
     Mais benefícios para a sociedade
Relatório financeiro
Relatório de Atividades
Acordo de Resultados
Centro de Documentação
Palavra do Presidente

Serviços

Livraria Virtual
Capacitação de Jovens
ICMS Solidário
Informativos Conjunturais
PROPEC-MG
Pró-genética
Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono
Programa de Abastecimentos Comunitários de Água
Programa Minas Leite

Plantão Técnico

Sobre o PlantãoTécnico
Envie Seu e-mail

 

Programas e Ações

ATER
Minas Sem Fome
Projeto Jaíba
Certifica Minas
Apoio à Administração Pública
Obrigações Especiais
Ações e Programas do Governo de Minas

Minas Sem Fome

Compras

 

 

 

 

Comunicação

Palavra do Presidente
Rádio Emater em Ação
Minas Rural
Fale com a Comunicação

Transparência

O que é
Acesso à informação


Fale conosco

 



Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120 E-mail: sic@emater.mg.gov.br
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados