Começa hoje a 2ª Festa da Tangerina Poncã em Tocantins
 Twitter Facebook Youtube Scribd Soundcloud Adicionar aos favoritos Intranet           

Começa hoje a 2ª Festa da Tangerina Poncã em Tocantins

Começa hoje a 2ª Festa da Tangerina Poncã em Tocantins

Evento da Emater-MG e parceiros termina no domingo

 

O município de Tocantins, na Zona da Mata mineira, homenageia a partir desta quinta-feira (04 de junho) e até domingo (07 de junho) uma fruta da temporada, que é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar local: a tangerina poncã. Começa a 2ª Festa da Tangerina Poncã, na comunidade rural de Ubeba, no Campo da Maria Marques Ubeba. A realização é da Regional Cataguases da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Prefeitura Municipal de Tocantins, Câmara Municipal e Polícia Militar.

Segundo o extensionista da Emater-MG local, José Domingos Teles, existe no município 150 hectares de área de tangerina poncã em produção, com produtividade média de 30 toneladas por hectare. Além disso, a mexerica de Tocantins é considerada de excelente qualidade, de acordo o técnico. “É conhecido que o fruto da região é mais apreciado que o de outras, devido ao brix (teor de açúcar), coloração e tamanho”, afirma. Ainda segundo Teles, a cultura movimenta o comércio local, regional e gera empregos temporários.

A 2ª Festa da Tangerina Poncã tem programação variada com exposição de frutas, rodada de negócios, shows, cavalgada e almoço. Um dos destaques será a disputa pelo melhor pomar e melhor poncã. Tem ainda o Concurso Miss Poncã, nas categorias mirim e adulto. O objetivo do evento é valorizar costumes da comunidade rural, resgatando a identidade e incentivando o trabalho em equipe. Pretende-se, ainda, segundo os organizadores, divulgar a produção do tipo de tangerina e incentivar a comércio do produto.

Durante todos os dias de festa, vai haver exposição e venda de tangerina poncã. As frutas foram selecionadas e somente as de maior qualidade estarão disponíveis para a exposição e venda. A rodada de negócios também acontecerá todos os dias. “Convidamos empresas compradoras de frutas para que participem da festa, vejam a qualidade das frutas que estarão expostas e se interessem por firmar negócios com os produtores de poncã”, revela o extensionista da Emater-MG.

Um dia campo, deu início aos festejos, nesta quinta-feira, às 12h30, no Campo da Maria Marques Ubeba. Assuntos como “Benefícios da calagem e adubação no pomar” e “Monitoramento, identificação e controle das principais pragas e doenças na cultura do citrus (em especial da poncã)”, foram discutidos com os produtores. O dia de campo foi marcado também pela apresentação dos resultados da competição entre os pomares mais bem cuidados e a eleição do maior, mais pesado e mais maduro fruto de tangerina da espécie.

A abertura oficial está marcada para esta sexta, dia 05, às 21h, com a presença dos representantes do Executivo e Legislativo municipal, do sindicato dos produtores e trabalhadores rurais, das instituições bancárias e e de líderes comunitários rurais e urbanos. Na data vai haver ainda desfile para a escolha da Miss Poncã Mirim, às 20h , e show com a Banda Ziriguidum, às 22h.

 

Mais notícias de Minas Gerais no Agência Minas


Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Núcleo de Imprensa

Jornalista responsável: Terezinha Leite

Estagiária: Marina Sad

(31) 3349-8021

 Publicado em: 04/06/2009

voltar

Documento sem título
Imprimir
 

Institucional

A Empresa
A Emater de Minas
Diretoria Executiva
Unidades da Empresa
      Organograma
      Endereços e telefones
      Horário de atendimento
Nosso Trabalho
     Missão, Visão e Foco da Ação
     Atividades
     Compromisso com os Mineiros
     Parceiros
     Clientes
     Mais benefícios para a sociedade
Relatório financeiro
Relatório de Atividades
Acordo de Resultados
Centro de Documentação
Palavra do Presidente

Serviços

Livraria Virtual
Capacitação de Jovens
ICMS Solidário
Informativos Conjunturais
PROPEC-MG
Pró-genética
Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono
Programa de Abastecimentos Comunitários de Água
Programa Minas Leite

Plantão Técnico

Sobre o PlantãoTécnico
Envie Seu e-mail

 

Programas e Ações

ATER
Minas Sem Fome
Projeto Jaíba
Certifica Minas
Apoio à Administração Pública
Obrigações Especiais
Ações e Programas do Governo de Minas

Minas Sem Fome

Compras

 

 

 

 

Comunicação

Palavra do Presidente
Rádio Emater em Ação
Minas Rural
Fale com a Comunicação

Transparência

O que é
Acesso à informação


Fale conosco

 



Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120 E-mail: sic@emater.mg.gov.br
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados