..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 25/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 25/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 25/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o produtor rural como a inauguração do  Centro de Qualidade em Fruticultura, em Mocambinho, no Norte de Minas. O local beneficiará os agricultores familiares do Projeto Jaíba e vai trabalhar diretamente com a defesa sanitária vegetal. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo para os próximos dias.

VH/FIQUE POR DENTRO

Jaíba ganha Centro de Qualidade em Fruticultura

Loc: Será inaugurado na quinta-feira, dia 26 de junho, o Centro de Qualidade em Fruticultura, em Mocambinho, no Norte de Minas. O local  beneficiará os agricultores familiares do Projeto Jaíba. O centro vai trabalhar diretamente com a defesa sanitária vegetal, que inclui o controle de pragas como cancro cítrico, greening e sigatoka negra e principalmente para atender às exigencias de exportação. Para o gerente da Emater no Projeto Jaíba, Ricardo Neri, o Centro de Qualidade vai trazer melhorias para o produtor:
Sonora: Ricardo Neri
Começa:"Com a."
Termina:"...projeto Jaíba."
Tempo:33"
BG

Notapé: Também será inaugurado o Projeto de Desenvolvimento de Capacidade na Pós-Colheita e Praticas de Marketing, na qual deverá aumentar a competitividade dos produtores da região.
Tempo:1'24"
BG

Selo para orgânicos recebe alterações

Loc: O selo único oficial do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica passou por alterações em relação ao tamanho, cor e formato do fundo. A Instrução Normativa 18 foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 20. O selo pode ser usado nas cores preta e verde, preta e cinza e ainda preta ou branca. As artes do selo a serem utilizadas serão repassadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) aos Organismos de Avaliação da Conformidade Orgânica credenciados para disponibilização gratuita aos produtores cujos produtos tenham obtido certificação. A aplicação do selo na rotulagem do produto não pode poluir nem encobrir nenhuma informação, sendo vedadas associações às marcas comerciais e a aplicação na forma de etiqueta. O selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica somente poderá ser utilizado em produtos orgânicos certificados, provenientes de unidades de produção controladas por organismos de avaliação da conformidade, credenciados no Ministério da Agricultura.
Tempo:01'17"
BG

Receita Federal lança aplicativo para imóveis rurais

Loc: A Receita Federal lançou um aplicativo para solicitação de serviços do Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir). Por meio da internet, o Coletor Web do Cafir permite aos titulares de imóveis rurais pedir inscrição, alteração cadastral, alteração de titularidade por alienação total, cancelamento e reativação de imóvel rural. Após o envio, o solicitante deverá apresentar, em uma unidade de atendimento da receita, a documentação destinada à comprovação das informações e o recibo emitido no Coletor, chamado Documento de Entrada de Dados Cadastrais do Imóvel Rural (Decir). Os papéis podem ser entregues na agência da receita ou pelos Correios. O solicitante poderá acompanhar o andamento da solicitação no próprio Coletor Web, usando os números de recibo.
Tempo:57"
BG

IEF e Fetaemg fecham acordo para treinamento do CAR

Loc: O IEF (Instituto Estadual de Florestas) e a Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) assinaram um protocolo de intenções para treinamento de técnicos da Federação para a realização e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo é treinar cerca de 200 técnicos nos regionais da Fetaemg, que serão multiplicadores da ferramenta junto ao produtor rural. Os treinamentos estão previstos para acontecer nas regionais de Montes Claros, Uberaba, Governador Valadares, Itaobim e Alfenas, além da região metropolitana de Belo Horizonte. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à propriedade. Em Minas Gerais foi criado um Sistema próprio para Cadastro (SICAR), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. De acordo com o Código Florestal o prazo para inscrição no CAR é de um ano, prorrogável por mais um.
Tempo:1'04"
Tempo total:04'42"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 e 23 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 25 reais e 27 reais e 50 centavos. No Noroeste, a saca ficou entre 21 e 22 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 60 e 61 reais. No Triangulo Mineiro foi negociada em 62 e 65 reais. Já no Alto Paranaíba, a oleaginosa foi cotada em 62 e 65 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 60 e 70 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 100 e 112 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 65 e 70 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 65 e 80 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 393 e 409 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, foi negociado entre 370 e 384 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 410 a 420 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 410 e 415 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 110 e 112 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 115 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 111 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 103 e 105 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 106 e 110 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 18 a 25 de junho de 2014.
Tempo:02'11"

VH/O TEMPO (25/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Rio doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 4.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Névoa seca no Noroeste, Oeste, Triangulo, Alto Paranaiba e Centro. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 4.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado no Jequitinhonha e Mucuri. Céu nublado no Rio Doce e Zona da Mata. Névoa Seca no Noroeste, Oeste, Centro, Alto Paranaiba e Triangulo. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.
Tempo:01'05"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.


VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:09'16"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados