..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 24/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 24/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 24/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre a luta dos produtores dos municípios de Antônio Carlos e Barbacena, na Mantiqueira, para serem reconhecidos oficialmente como região produtora do queijo Minas Artesanal. Confira também uma conversa sobre a importância do rádio como forma de comunicação com o produtor rural e sua evolução no Brasil com o surgimento da internet.

VH/FIQUE POR DENTRO

Mantiqueira quer ser virar produtora oficial de queijo Minas

Loc: Produtores das cidades Antônio Calros e Barbacena, na Mantiqueira, estão empenhados no reconhecimento da região como fabricante tradicional de queijo Minas Artesanal. Alguns estudos apontam o local como a primeira a produzir queijo minas a partir do leite cru. A pesquisadora Edna Maria Resende comenta sobre a história da produção de queijo na região e sobre os desafios encontrados e a expectativa da certificação:
Sonora: Edna Maria Rezende
Começa:"Eu posso..."
Termina: "a região."
Tempo:1'38"
BG

Notapé: A Emater-MG executa o programa de reconhecimento do queijo minas artesanal, que em outros aspectos contempla: a organização dos produtores, a padronização dos produtos, a normatização de produtos e processos de produção, embalagens, comercialização e a certificação da origem e qualidade do queijo. As regiões produtoras reconhecidas oficialmente são Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serro e Triângulo Mineiro.
Tempo:02'38"
BG

Prazo para renegociar dívidas com o Pronaf encerra dia 30

Loc: Agricultores familiares e assentados da reforma agrária que têm operações de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), contratadas até junho de 2010, têm até o dia 30 de junho de 2014 para manifestar formalmente o interesse em recompor o pagamento das dívidas. A medida vale para agricultores familiares que estavam em situação de inadimplência no dia 18 de novembro de 2011 e para os que estavam adimplentes no dia 18 de novembro de 2011. A renegociação pode ser feita para agricultores com dívidas de até 10 mil reais. Mais informações sobre a renegociação das dívidas podem ser obtidas no portal Sala da Cidadania do Incra e nos escritórios da Emater-Minas. A renegociação com desconto foi garantida pelo Decreto 8.177, de 2013, e é válida para operações do Pronaf A e AC contratadas até 2010. O decreto também abre a possibilidade de quitação da dívida do Pronaf A e AC, em parcela única e com abatimento. Ao contrário da renegociação – que deve ser encaminhada até o dia 30 de junho – a liquidação da dívida pode ser efetuada até 31 de dezembro.
Tempo:01'20"
BG

Mercado firme propicia alta do frango vivo em MG

Loc: Na segunda, dia 23, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, o frango vivo operou em ambiente de negócios bastante firme, condição que propiciou alta de cinco centavos nas duas praças. Com isso, o quilo do produto foi comercializado por dois reais e 25 centavos entre os mineiros. Mas no estado, a alta não é novidade. Esta foi a oitava do mês. O mesmo, porém, não pode ser dito de São Paulo, onde “fenômeno” do gênero não ocorria há quase 100 dias. Mas esse tipo de comportamento é praticamente rotineiro em todo mês de junho, marcando o início do período de entressafra da carne bovina. Se a sazonalidade se manifestar como de praxe também em 2014, a alta observada essa semana corresponde apenas ao início de um processo de valorização do frango vivo que tende a se estender, no mínimo, até setembro.
Tempo:55"
Tempo total: 4'54"

VH/O TEMPO (24/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 4 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado no Rio doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus e a mínima de 3 graus.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Névoa seca no Noroeste, Triangulo e Oeste. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado.  A temperatura máxima é de 33 graus, e a mínima de 4 graus.
Tempo:56"
BG

VH/BATE PAPO

Rádio é um grande meio de informação do produtor

Loc: O bate-papo de hoje está um pouco diferente, mas é muito especial. O nosso entrevistado é o locutor do programa Emater em Ação, Maurício Almeida, que está se aposentando. Engenheiro agrônomo por formação e comunicator nato, Maurício desde a infância já revelava duas grandes paixões: a extensão rural e a comunicação. No papo de hoje, Maurício conta um pouco dessa história e como a comunicação e a extensão podem ajudar o produtor rural:
Sonora: Marcelo Lana
Começa: “Bom, a Epamig...”
Termina: “...nesta gestão.”
Tempo: 03'20"
BG

Nota pé: Maurício Almeida é natural de Viçosa, na Zona da Mata, e completa 42 anos de atividade na Emater. Além de Viçosa, ele atuou em Pouso Alegre e veio para Belo Horizonte em 78, onde trabalha atualmente. Toda equipe do Rádio deseja a você, Maurício, boa sorte e vamos sentir saudades. E o programa segue novamente com você, Maurício.
Tempo total:04'23"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 11'28"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados