..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 23/06/2014
 
Criatividade no manejo e produção de morangos
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Criatividade no manejo e produção de morangos

A criatividade é a principal aliada dos irmãos Gilberto e Fábio Almeida, produtores no município de Antônio Carlos, na região da Serra da Mantiqueira. Depois de tentarem cultivo de morangos pelo método tradicional e não obterem bons resultados, eles investiram no sistema alternativo conhecido como soilless. Não satisfeitos ainda, eles fizeram adaptações, como o uso de calhas de isopor. Com as mudanças, eles conseguiram melhorar as condições de trabalho e o desempenho da lavoura como diz o produtor Gilberto Almeida.
Sonora: Gilberto Almeida
Começa: “Melhorou bastante...
Termina: … isso está sendo refletido em produção”.
Tempo:27"

Nota pé: No sistema soilless, o morango é cultivado numa estufa, que protege as plantas das ações climáticas. As mudas são plantadas nos slabs, sacos plásticos também conhecidos como travesseiros. Eles são preenchidos com substrato para receberem as mudas e furados para que as plantas possam se desenvolver. Os slabs são colocadas em bancadas para que as mudas fiquem suspensas e não tenham contato com chão. Com a mudança, o controle de pragas passou a ser feito sem o uso de agrotóxicos. Outro benefício é que as pessoas que cuidam do manejo da lavoura de morango, agora, trabalham em pé, facilitando a colheita.
Tempo:1'47"
BG

Pesquisas da Epamig contribuem para a certificação de flores

Loc: Estudos desenvolvidos pela Epamig contribuem para a certificação de flores tropicais em Minas Gerais, primeiro estado a atestar produção orgânica. A Fazenda Flor de Corte, localizada em Jaboticatubas, região Central, foi a primeira propriedade do país a receber esta certificação. A certificação, concedida em abril deste ano pelo IMA, considera como principal característica da produção orgânica a ausência de resíduos de agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente e a saúde do consumidor. O produtor Valdecir Verdelho conta que conheceu estudos desenvolvidos no Núcleo Tecnológico Epamig Floricultura, em São João del-Rei em 2011 e, a partir dessas informações, decidiu se enveredar no cultivo de flores orgânicas. Ele diz que em 2012 começou a plantar flores tropicais e folhagens e agora está desenvolvendo o projeto para orquídeas, que pretende cultivar a partir do próximo ano. Minas Gerais se destaca como grande produtor de flores de corte, plantas ornamentais e flores secas.
Tempo:1'1100
BG

Clima seco favoreceu produção de alho e cenoura em Minas Gerais

Na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, a produtividade da cenoura é alta, mas os preços não devem agradar muito os produtores nesta safra. Já a produção de alho deverá ter aumento nesta colheita. O clima seco contribuiu para a cultura e o produto deverá ter boa qualidade. Minas Gerais é o segundo maior produtor de alho do país e deve uma produção estimativa em 20 mil toneladas. Como choveu pouco, a cultura se desenvolveu bem. Mas a preocupação é com o alho que vem da China. O problema é que o preço da caixa de 10 quilos do alho tipo 6 vindo da China está 65 reais no mercado, enquanto o mesmo produto brasileiro entra no mercado a partir de 80 reais.  O técnico agrícola João Roberto Caetano, o diferencial do produto chinês é o alho roxo, então, o produtor brasileiro deve buscar alho de boa qualidade e produtividade nessa variedade.
Tempo:1'12"
Tempo total:05'10"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados