..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 18/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 18/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 18/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação comenta sobre a alta no preço do leite pago ao produtor rural. Um das razões para o aumento é o período de entressafra do produto. E as novas linhas de crédito para a pecuária, anuncianda no Plano Safra 2014/2015, estarão disponíveis nas instituições financeiras a partir de primeiro de julho. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário e a previsão do tempo.

VH/FIQUE POR DENTRO

Alta no preço do leite pago ao produtor

Loc: Segundo dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preço bruto pago ao produtor de leite, incluído frete e impostos teve uma alta de quase 5 por cento no país em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos motivos para a alta foi a valorização do produto na região Sul do país, principalmente Paraná e São Paulo. Essa alta é típica do período de entressafra, por conta da menor produção de leite, mas não quer dizer que vai se manter como comenta o coordenador de Bovinocultura da Emater Minas, Elmer Ferreira.
Sonora: Elmer Ferreira (g1a08)
Começa:" No último..."
Termina: "...outrubro."
Tempo:01'04"

Nota pé: Para os próximos meses, a captação deve começar a se recuperar no Sul, devido as forragens de inverno. Os outros estados também tiveram redução na produção por conta da entressafra, menos Minas Gerais, onde a produção se manteve estável.
Tempo:02'
BG

Linhas de crédito para pecuária começam em julho

Loc: Os recursos para custeio e investimento do Plano Agrícola e Pecuária (PAP) 2014/2015 para a pecuária estarão disponíveis nas instituições financeiras a partir de primeiro de julho. A Faemg orienta aos pecuaristas para procurarem seus técnicos e começar a elaboração dos projetos. Outra dica é conversar com o gerente do banco para saber como ter acesso ao crédito. Dentro dos limites disponíveis para custeio pecuário, cada produtor poderá contratar até um milhão e 100 mil reais que poderá ser utilizado para financiar desde retenção de matrizes até animais para engorda em sistema de confinamento. Estes recursos também podem ser utilizados pelo pecuarista para aquisição de ração, sal mineral, medicamentos e melhoramento das pastagens, entre outros. Já a linha para investimento prevê limite de um milhão por produtor para aquisição de matrizes e reprodutores com prazo de pagamento de cinco anos e dois anos de carência. O produtor poderá utilizar estes recursos para compra de novos animais.
Tempo:1'08"
BG

Exportações mineiras giram US$ 2,98 bi

Loc: As exportações mineiras do agronegócio movimentaram, de janeiro a maio deste ano, quase três bilhões de dólares,  variação de 0 vírgula 36 por cento em igual período do ano anterior. As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura (Seapa), com dados do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior. De acordo com a Seapa, ao longo dos primeiros cinco meses foram exportadas 2 vírgula 64 milhões de toneladas de produtos agropecuários, um incremento de quase três por cento. De acordo com avaliação da assessora técnica da Seapa Márcia Aparecida de Paiva Silva, os resultados positivos observados nas exportações se deve ao café, devido à retomada, com mais intensidade, do principal produto do agronegócio mineiro. Além do grão, os resultados dos produtos lácteos também contribuíram para o bom resultado.
Tempo:1'
Tempo total:4'08"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 e 23 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 26 reais e 50 centavos e 28 reais e 50 centavos. No Noroeste, a saca ficou entre 22 e 23 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 61 e 63 reais. Já no Alto Paranaíba, a cotação esteve entre 62 e 65 reais. No Triangulo Mineiro, o valor oscilou entre 63 e 65 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 60 e 70 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 103 e 110 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 60 e 70 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 79 e 90 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 360 e 407 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 375 e 380 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 410 a 420 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 410 e 415 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 110 e 112 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 115 e 116 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 110 e 112 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 102 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 108 e 112 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 11 a 18 de junho de 2014.
Tempo:02'17"


VH/O TEMPO (18/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana e Rio Doce. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 6 e uma máxima de 32.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas na Zona da Mata, Metropolitana, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, dia parcialmente nublado. A temperatura oscila entre uma mínima de 6 e uma máxima de 32.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nubladono Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Zona da Mata. Demais regiões, claro a parcialmente nublado. A temperatura varia entre uma mínima de 7 e uma máxima de 32.
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:1'09"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'55"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados