..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 17/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 17/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 17/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre o espaço destina as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. Confira ainda no bate-papo, uma entrevista com o analista ambiental do IEF, Leonardo Vieira, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR obrigatório para todas as propriedades rurais do país e tem por objetivo compor uma base de dados para controle e planejamento ambiental no país.

VH/FIQUE POR DENTRO

Ater melhora vida de agricultor familiar

Loc: Os recursos destinados ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 já foram anunciados no fim de maio. Dentre as políticas contempladas desde o primeiro Plano Safra está a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Conforme o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, esse Plano Safra apresenta maior comprometimento com a política de Ater e traz algumas novidades.
Sonora: Valter Bianchini
Começa: Esse plano safra apresenta ...
Termina: … qualificar cada vez mais a política de assistência técnica”.
Tempo:30"

Nota pé: Já há alguns, o Governo Federal tem empenhado esforços que permitiram iniciar a estruturação de um sistema de Ater no MDA. Hoje, 673 mil famílias estão sendo atendidas com Ater.
Tempo:01'18"
BG

Exigência de vistoria em atividades rurais é suspensa

Loc: Está suspensa a liminar que determinava a necessidade de laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros para concessão ou renovação de licenciamento ambiental para empreendimentos rurais em Minas. A decisão foi publicada no Diário do Judiciário do TJMG do dia 13. A advogada da Faemg, Ennia Guedes, explicou que as atividades do setor foram fortemente afetadas enquanto a exigência esteve vigente. Segundo ela, o Corpo de Bombeiros ficou sobrecarregado, emitindo muitos laudos de dispensa da vistoria, já que é basicamente impossível se estabelecer uma rota de fuga ou determinar localização e extintores em meio a uma lavoura. Ainda assim, estes laudos não estavam sendo aceitos para o licenciamento, pois a determinação judicial exigia a vistoria. O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, também vê a suspensão como correção de um ato indevido e diz que a lei já excluía o meio rural das vistorias, até porque as atividades agropecuárias são muito extensas.
Tempo:01'08"
BG

Festa do Produtor Rural em Desterro de Entre Rios

Loc: Entre os dias 18 e 22 de junho, será realizada a Festa do Produtor Rural em Desterro de Entre Rios. Na programação do evento, haverá torneio leiteiro, concurso morfológico, desfile de carros de bois e concurso de marchas. De acordo com a extensionista da Emater-MG, Marisa Barbosa, "a festa já é tradicional no município, sendo o momento em que os produtores participam com seus familiares das atividades de lazer. Além disso, eles podem discutir sobre técnicas utilizadas por cada um e trocar informações e experiências entre si.” A Festa do Produtor Rural está sendo organizada pela Emater-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal, IMA e empresas locais.
Tempo:45"
Tempo total: 03'11"

VH/BATE PAPO

IEF esclarece dúvidas sobre o CAR

Loc: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) já pode ser realizado em Minas Gerais. O Código Florestal Brasileiro tornou o CAR obrigatório para todas as propriedades rurais do país. O objetivo do cadastro é compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Em Minas Gerais, foi criado um Sistema próprio para Cadastro (SICAR), que é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Sobre o CAR, a jornalista Giordanna Meireles conversou com o analista ambiental do IEF, Leonardo Vieira.
Sonora: Leonardo Vieira
Começa: “Leonardo, para que serve o cadastro?...”
Termina: “...estado de Minas Gerais.”
Tempo:03'38"

Nota pé: Para informações sobre a realização do cadastro, o usuário deve acessar a página da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O cadastro é gratuito. O prazo para inscrição no CAR é de um ano, prorrogável por mais um, a partir da data de publicação do instrumento normativo do Ministério do Meio Ambiente. Mais de 550 mil propriedades rurais no Estado deverão fazer o cadastro no sistema.
Tempo:4'54"

VH/O TEMPO (17/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Jequitinhonha e Mucuri. Claro a parcialmente nublado passando a nublado no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima pode chegar a 32 graus e a mínima a 7.
BG

Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladasno Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana, Zona da Mata e Rio Doce. Parcialmente nublado no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Mucurí e Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima pode chegar a 31 graus e a mínima a 8.
BG
Na sexta-feira, céu nublado a parcialmente nublado com chuva isoladano Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Rio Doce, Mucurí e Jequitinhonha. Nublado a parcialmente nublado no Oeste, Metropolitana, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado.. A temperatura máxima é de 30 graus, e a mínima de 6.
Tempo:1'25"
BG
O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 10'25"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados