..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 11/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 11/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 11/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes como as novas medidas de apoio aos agricultores familiar do semiárido, lançadas recentemente pelo Governo Federal. E a produção de azeite em Minas Gerais está em franca expansão. Este ano serão produzidos cerca de 10 mil litros, volume que supera em 100 por cento a produção de 2013. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário.

VH/FIQUE POR DENTRO

Novas medidas de apoio aos agricultores do Semiárido

LOC: Para fortalecer ainda mais a produção de alimentos no Semiárido brasileiro, o Governo Federal anunciou novas medidas do plano safra para região. Entre as ações estão o crédito, o seguro e a garantia de água como explica o ministro do desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.
Sonora: Miguel Rossetto
Começa: "Nós estamos disponibilizando ..."
Termina: ... centenas de produtores do Nordeste brasileiro"
Tempo: 36"

Nota pé: O primeiro Plano Safra Semiárido executou R$ 2,8 bilhões. Ao todo, 768 mil agricultores já utilizaram o crédito para fortalecer a produção.
Tempo:01'16"
BG

Produção de sorgo deve ser de 517 mil toneladas em MG

Loc: A produção mineira de sorgo, na safra 2013/14, deve somar 517 mil toneladas, informa a Conab. De acordo com avaliação da Secretaria de Estado de Agricultura, o crescimento estimado da safra é de 9 vírgula 6 por cento, devido à produtividade de 3 toneladas por hectare, equivalente a um acréscimo de 8 por cento. A cultura do sorgo em Minas, desenvolvida em áreas onde foi colhida a soja, se beneficiou de chuvas que reduziram o impacto da estiagem nas lavouras. O secretário de Estado de Agricultura André Merlo observa que “a perspectiva de aumento da produção de sorgo interessa principalmente aos avicultores e suinocultores, pois o produto continua na condição de um bom ‘coadjuvante’ do milho na formuilação de ração para aves, suínos e bovinos”, completa. Já as lavouras mineiras de girassol devem apresentar uma produção de 17 mil toneladas, aumento de 30 por cento em relação à safra de 2012/2013.
Tempo:1'08"
BG

Produção de azeite cresce em Minas

LOC: A produção de azeite em Minas Gerais está em franca expansão. Este ano serão produzidos cerca de 10 mil litros, volume que supera em 100 por cento a produção de 2013 que chegou a 5 mil litros. O incremento significativo se deve ao desenvolvimento das oliveiras, que levam em média quatros anos para a primeira produção. A expectativa é manter o ritmo de aumento ao longo dos próximos 10 anos, período em que a produtividade das lavouras ainda será ampliada e haverá o plantio de novas áreas. A produção em Minas Gerais está concentrada na região da Serra da Mantiqueira e as pesquisas são desenvolvidas na Fazenda Experimental da Epamig, em Maria da Fé, no Sul de Minas. No Estado, a produção é desenvolvida por 45 produtores. De acordo com o pesquisador da Epamig Luiz Fernando Silva, as expectativa em relação ao mercado são positivas, principalmente pela produção nacional ser muito inferior ao consumo.
Tempo:1'05"
BG

Javalis causam prejuízo em Araxá

Loc: Os produtores de Araxá, no Alto Paranaíba, estão enfrentando perdas com os ataques de javalis, que estão destruindo as lavouras da região há pelo menos três anos. Os javalis se alimentam praticamente de qualquer vegetal e também da carne de pequenos animais. Nativos da Europa, Ásia e da África, foram introduzidos em diversas regiões do mundo e, no Brasil, são considerados espécies invasoras. Na propriedade de Francisco Ferreira Rodrigues, os prejuízos foram grandes. O agricultor colheu 80 mil quilos de milho a menos em comparação com 2013.
Tempo:43"
Tempo total:04'12"

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 e 24 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 26 reais e 50 centavos e 28 reais e 50 centavos. No Noroeste, a saca ficou entre 23 e 24 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 63 e 64 reais. No Triangulo Mineiro foi negociada em 65 e 72 reais. Já no Alto Paranaíba, a oleaginosa foi cotada em 62 e 65 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 60 e 90 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 105 e 119 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 70 e 80 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 90 e 100 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 360 e 399 reais, no Sul de Minas. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 405 a 410 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 400 e 410 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 110 e 112 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 110 e 115 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 108 e 110 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 102 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 108 e 110 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 04 a 11 de junho de 2014.
Tempo:02'20"

VH/O TEMPO (11/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 33 graus, e a mínima de 7.
BG
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado a nublado com chuva no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Céu parcialmente nublado com névoa úmida no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 31 graus, e a mínima de 5.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Mucuri e Jequitinhonha. Céu parcialmente nublado com névoa úmida no Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura máxima é de 30 graus e a mínima de 5.
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:1'13"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 09'07"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados