..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


FIQUE POR DENTRO - Notícias do agronegócio

 

Data de publicação: 05/06/2014
 
Novas normas técnicas para produção de batata
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

VH/FIQUE POR DENTRO

Novas normas técnicas para produção de batata

Loc: O Ministério da Agricultura definiu novas normas técnicas Especificas para a Produção Integrada da Batata Etapa Fazenda. A medida abrange todos os processos conduzidos na produção agrícola, colheita, pós-colheita e beneficiamento de tubérculos. O coordenador técnico de olericultura da Emater Minas, Georgeton Silveira, fala sobre a importância das novas regras.
Sonora: Georgeton Silveira
Começa:"Emtão..."
Termina:"...integrada."
Tempo:41"

Nota pé: A lei beneficiará cerca de 300 produtores do Sul de Minas, que comercializam o produto nas Ceasas e em grandes redes de supermercados.
Tempo:
BG

Consumo de carne suína deve crescer com a Copa

Loc: As comemorações da Copa do Mundo em Minas Gerais deverão impulsionar o consumo de carne suína neste mês. A expectativa do setor é que a demanda cresça em junho, podendo alcançar alta de até 40 por cento, dependendo do desempenho da seleção brasileira. Com a expectativa de incremento no consumo, também é esperada recomposição dos preços do quilo do animal vivo, que no acumulado dos primeiros cinco meses do ano registrou queda de 20 por cento. De acordo com o vice-presidente da Assemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais), José Arnaldo Cardoso Penna, as expectativas são de um mês mais favorável para o setor. Segundo dados da Asemg, o quilo do suíno vivo em Minas Gerais é negociado entre 3 reais e 40 centavos e 3 reais e 50 centavos, dependendo da região produtora.
Tempo:53"
BG

Mapa quer ações específicas para florestas plantadas

Loc: O fomento às florestas comerciais está entre as prioridades do Ministério da Agricultura. Foi o que afirmou o ministro da pasta, Neri Geller, a representantes do setor na quarta-feira, dia 4, durante reunião em Brasília. O governo federal deve instituir em breve a Política Nacional de Florestas Plantadas no âmbito do Ministério da Agricultura. Entre as ações de estímulo previstas, estão investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além de crédito exclusivo para fomentar a prática. Atualmente, os financiamentos para o plantio de florestas comerciais é feito pelo Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). As taxas de juros variam entre 4 e meio e 5 por cento, com limite de empréstimo de até 3 milhões de reais por beneficiário e prazo de pagamento de 15 anos (sendo seis de carência).
Tempo:55"
BG

Consórcios de municípios para criação de frigoríficos

Loc: A Secretaria de Estado de Agricultura está recomendando a formação de consórcios de municípios com inspeção estruturada e equivalente ao serviço de inspeção estadual e federal para o desenvolvimento do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig). Criado pelo Governo de Minas Gerais, o Profrig tem por objetivo a implantação, inicialmente, de pelo menos 21 frigoríficos certificados em municípios e microrregiões do Estado, com capacidade de 100 bovinos e suínos, investimentos em torno de quatro milhões de reais para cada unidade. Os frigoríficos participantes do programa terão orientação para desenvolver seus projetos tendo em vista a agregação de valor à carne, o que possibilitará inclusive a colocação do produto no mercado mundial.
Tempo:55"
Tempo total:04'07"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados