..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 05/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 05/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 05/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no Emater em Ação de hoje, vamos falar sobre as novas normas técnicas para produção de batata, definidas pelo Ministério da Agricultura. E Asemg acredita que o consumo de carne suína deve crescer com a Copa do Mundo. Já no quadro Tire Sua Dúvida, o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves, comenta sobre qual é melhor sal para a criação de bovinos, se é o pronto para uso ou fazer a formulação. Então fique ligado.

VH/FIQUE POR DENTRO

Novas normas técnicas para produção de batata

Loc: O Ministério da Agricultura definiu novas normas técnicas Especificas para a Produção Integrada da Batata Etapa Fazenda. A medida abrange todos os processos conduzidos na produção agrícola, colheita, pós-colheita e beneficiamento de tubérculos. O coordenador técnico de olericultura da Emater Minas, Georgeton Silveira, fala sobre a importância das novas regras.
Sonora: Georgeton Silveira
Começa:"Emtão..."
Termina:"...integrada."
Tempo:41"

Nota pé: A lei beneficiará cerca de 300 produtores do Sul de Minas, que comercializam o produto nas Ceasas e em grandes redes de supermercados.
Tempo:
BG

Consumo de carne suína deve crescer com a Copa

Loc: As comemorações da Copa do Mundo em Minas Gerais deverão impulsionar o consumo de carne suína neste mês. A expectativa do setor é que a demanda cresça em junho, podendo alcançar alta de até 40 por cento, dependendo do desempenho da seleção brasileira. Com a expectativa de incremento no consumo, também é esperada recomposição dos preços do quilo do animal vivo, que no acumulado dos primeiros cinco meses do ano registrou queda de 20 por cento. De acordo com o vice-presidente da Assemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais), José Arnaldo Cardoso Penna, as expectativas são de um mês mais favorável para o setor. Segundo dados da Asemg, o quilo do suíno vivo em Minas Gerais é negociado entre 3 reais e 40 centavos e 3 reais e 50 centavos, dependendo da região produtora.
Tempo:53"
BG

Mapa quer ações específicas para florestas plantadas

Loc: O fomento às florestas comerciais está entre as prioridades do Ministério da Agricultura. Foi o que afirmou o ministro da pasta, Neri Geller, a representantes do setor na quarta-feira, dia 4, durante reunião em Brasília. O governo federal deve instituir em breve a Política Nacional de Florestas Plantadas no âmbito do Ministério da Agricultura. Entre as ações de estímulo previstas, estão investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além de crédito exclusivo para fomentar a prática. Atualmente, os financiamentos para o plantio de florestas comerciais é feito pelo Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). As taxas de juros variam entre 4 e meio e 5 por cento, com limite de empréstimo de até 3 milhões de reais por beneficiário e prazo de pagamento de 15 anos (sendo seis de carência).
Tempo:55"
BG

Consórcios de municípios para criação de frigoríficos

Loc: A Secretaria de Estado de Agricultura está recomendando a formação de consórcios de municípios com inspeção estruturada e equivalente ao serviço de inspeção estadual e federal para o desenvolvimento do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig). Criado pelo Governo de Minas Gerais, o Profrig tem por objetivo a implantação, inicialmente, de pelo menos 21 frigoríficos certificados em municípios e microrregiões do Estado, com capacidade de 100 bovinos e suínos, investimentos em torno de quatro milhões de reais para cada unidade. Os frigoríficos participantes do programa terão orientação para desenvolver seus projetos tendo em vista a agregação de valor à carne, o que possibilitará inclusive a colocação do produto no mercado mundial.
Tempo:55"
Tempo total:04'07"

VH/O TEMPO (05/06/14)


Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na sexta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro ao amanhecer na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e/ou baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima é de 33 e a mínima de 3.
BG
No sábado, céu parcialmente nublado a claro com nevoeiro ao amanhecer na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e/ou baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima é de 34 e a mínima de 4 graus.
BG
No domingo, céu parcialmente nublado a claro com nevoeiroao amanhecer na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, céu claro com névoa seca e/ou baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima é de 34 e a mínima de 6 graus.
Tempo:01'09"

VH/TIRE SUA DÚVIDA
Melhor sal para a criação de bovinos
Loc: O produtor Gustavo Bittencourt gostaria de saber qual sal é ideal para a engorda de bovinos, se é o pronto para uso ou fazer a formulação. Hoje, no Tire a Sua Dúvida, quem responde a pergunta do Gustavo é o médico veterinário da Emater-Minas, Evaldo Alves.
Sonora:Evaldo Alves- G2a23
Começa:"Gustavo..."
Termina:"...na embalagem."
Tempo:02'25"
Nota-pé: E se você tem alguma dúvida faça como o Gustavo, entre em contato conosco. É muito simples! Basta enviar um e-mail para radioemater@emater.mg.gov.br ou ligar para o Plantão Técnico da Emater-Minas, no telefone (31) 3349-8120. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Repetindo o nosso e-mail é radioemater@emater.mg.gov.br. Para facilitar nossa ajuda,escreva qual é o seu município. Participe você também e Tire a sua Dúvida!
BG
Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui, mas amanhã estamos de volta. Até lá!
Tempo total:03'34"

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:10'10"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados