..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 04/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 04/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 04/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação vem com informações importantes para o produtor rural como as tendências para o controle de pragas e plantas daninhas. E a preocupação com a qualidade e quantidade de água é lembrada no Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira ainda as cotações do mercado agropecuário.

VH/FIQUE POR DENTRO

Preocupação com  água é lembrada no Dia do Meio Ambiente

Loc: O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é um bom motivo para prestarmos mais atenção aos recursos hídricos. Em geral, só lembramos da água quando ela falta nas torneiras. Mas o cuidado para garantir esse recurso natural tão precioso deve começar bem antes, no campo, como explica o coordenador de Meio Ambiente da Emater-Minas, Maurício Fernandes:
sonora: Maurício Fernandes:
começa:“...A água é um reflexo...”
termina:“...e qualidade ambiental de toda a comunidade.”
Nota pé : A Emater Minas homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em todos os outros dias, trabalha para a conservação e recuperação dos recursos naturais.
Tempo:54"
BG

Tendências para o controle de pragas e plantas daninhas

Loc: Algumas das principais preocupações dos produtores rurais foram temas de um seminário, realizado dia 3 de junho, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O pesquisador da Fundação MT, Fabiano Siqueri, comentou que para o controle da ferrugem da soja a indicação é plantar mais cedo e utilizar material precoce, mas só isso não garante o sucesso do combate. Ele recomenda ainda a aplicação de fungicida preventivamente em todos os ciclos. Na parte de plantas daninhas, o pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas, afirmou que é preciso tomar cuidado com os estágios de aplicação dos produtos. Uso fora de hora, não controla nada.
Tempo:1'34"
BG

Receita Federal lança aplicativo para imóveis rurais

Loc: A Receita Federal anunciou o lançamento de um aplicativo que permite o envio de solicitação de serviços para o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir). Por meio da internet, o Coletor Web do Cafir permite aos titulares de imóveis rurais pedir inscrição, alteração cadastral, alteração de titularidade por alienação total, cancelamento e reativação de imóvel rural. Após o envio, o solicitante deverá apresentar, em uma unidade de atendimento da receita, a documentação destinada à comprovação das informações e o recibo emitido no Coletor, chamado Documento de Entrada de Dados Cadastrais do Imóvel Rural (Decir). Os papéis podem ser entregues na agência da receita ou pelos Correios. O solicitante poderá acompanhar o andamento da solicitação no próprio Coletor Web, usando os números de recibo.
Tempo:46"
BG

Zona da Mata de MG registra queda de até 34% na safra do café

Loc: A estiagem dos primeiros meses do ano provocou prejuízos para os cafeicultores da Zona da Mata Mineira. Segundo a Emater, a quebra deve passar de 30 por cento. Além da redução da safra, os grãos miúdos não darão muito lucro. De acordo com a Conab, os levantamentos de campo apontam um recuo de 34 por cento na produção da Zona da Mata. A região de Muriaé é a mais afetada e deve colher 20 mil sacas, 55 por cento a menos em relação ao ano passado. A recomendação do engenheiro agrônomo da Emater Minas Robério Torres é o produtor fazer a análise de solo para conseguir um uso mais racional dos tratos culturais, diminuindo assim os custos e dinamizando a produção.
Tempo:58"
Tempo total:

VH / DE OLHO NO MERCADO

Loc: A saca de 60 quilos do milho foi negociada entre 22 e 25 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro, a saca foi vendida entre 22 reais e 50 centavos e 24 reais. No Sul de Minas, a cotação ficou entre 26 reais e 50 centavos e 28 reais. No Noroeste, a saca ficou entre 23 e 24 reais.
BG
Na última semana, a saca de 60 quilos de soja, foi negociada no Noroeste entre 63 e 64 reais. No Triangulo Mineiro foi negociada entre 64 e 70 reais. Já no Alto Paranaíba, a oleaginosa foi cotada em 62 e 65 reais.
BG
O feijão carioquinha foi negociado entre 60 e 80 reais, no Noroeste. No Norte de Minas, as cotações ficaram entre 100 e 120 reais. Na região do Alto Paranaíba, o preço ficou entre 70 e 80 reais. Na região do Triangulo Mineiro foi cotado entre 90 e 100 reais. Todas as cotações são referentes à saca de 60 quilos, com preço líquido ao produtor.
BG
A saca de 60 quilos do café arábica, tipo seis, bebida dura, variou entre 410 e 415 reais, no Sul de Minas. Na Zona da Mata, o preço do café foi cotado entre 360 e 397 reais. No Triangulo Mineiro, a variação foi de 425 a 440 reais e, no Alto Paranaíba, foi vendido entre 410 e 415 reais.
BG
A arroba do boi gordo foi cotada entre 105 e 110 reais, no Alto Paranaíba. No Triângulo Mineiro foi cotada à 110 reais. No Noroeste de Minas, os negócios foram fechados entre 108 e 110 reais. Já nas regiões do Rio Doce e Mucuri, o boi gordo foi cotado entre 101 e 103 reais. No Norte de Minas, a variação foi de 105 e 110 reais.
BG
A cotação de preços é fornecida pelo Departamento Técnico da Emater-Minas para o período de 28 de maio a 4 de junho de 2014.
Tempo:49"
Tempo:04'08"

VH/O TEMPO (04/06/14)

Loc:A temperatura se eleva um pouco nesta quinta, dia 5, com relação aos dias anteriores. Áreas de instabilidade avançam pelo Sudeste e deixando o tempo nublado. Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado a claro com névoa úmida ao amanhecer no Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Metropolitana, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, dia claro com névoa seca à tarde. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.
BG

Na sexta- feira, céu Parcialmente nublado na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Demais regiões, claro a parcialmente nublado. Possibilidade de pancadas de chuva isolada à tarde no Sul do estado.. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.
BG

No sábado, céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladasno Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas demais regiões, dia claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus e a mínima de 5.
Tempo:02'10"
BG

Loc: O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo programa.
Tempo total:01'16"

VH/ENCERRAMENTO

Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiária: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa:08'47"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados