..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 03/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 03/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 03/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e o Emater em Ação traz informações sobre a  realização do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal. Participam da disputa, 30 produtores das seis regiões produtoras tradicionais. E de janeiro a maio, a receita as exportações de soja do Brasil superaram o valor dos embarques de minério de ferro, tradicionalmente o principal produto exportado pelo país. Confira ainda no bate-papo, uma entrevista com o diretor Técnico da Epamig, Plínio César Soares, sobre a mecanização das lavouras de café e a Expocafé.

VH/FIQUE POR DENTRO

Concurso de Queijo Minas Artesanal acontece na Gameleira

Loc: De 3 a 8 de junho acontece a Exposição Estadual de Agropecuária, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Um dos destaques da exposição esse ano será o Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal. Participam da disputa, 30 produtores das seis regiões identificadas como produtoras tradicionais. A coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-Minas, Marinalva Soares, comenta sobre os critérios avaliados no concurso:
Sonora: Marinalva Soares
Começa:"Os critérios..."
Termina:"...paladar do queijo."
Tempo:23"

Nota pé: As seis regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal são Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado e Triângulo tem cerca de 9 mil produtores. Eles são responsáveis por mais de 29 mil toneladas de queijo por ano.
Tempo:01'11"
BG

Receita com exportação de soja supera a de minério

Loc: A receita as exportações de soja do Brasil somaram 12 bilhões e meio de dólares de janeiro a maio, superando o valor dos embarques de minério de ferro, tradicionalmente o principal produto exportado pelo país, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cifra das vendas externas de soja do Brasil  cresceram 22 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, com o país exportando uma safra recorde da oleaginosa a preços historicamente elevados. Já a receita gerada com os embarques de minério de ferro caiu 4 por cento no acumulado do ano até maio, para 11 bilhões e meio de dólares. Nos primeiros cinco meses de 2014, o Brasil exportou cerca de 25 milhões de toneladas de soja, contra uma expectativa da associação da indústria (Abiove) de exportação de 43 milhões de toneladas para todo o ano.
Tempo:1'
BG

Preço internacional do fertilizante em tendência de baixa

Loc: Os preços internacionais de fertilizantes mostram tendência de baixa no próximo trimestre, demonstra o novo relatório sobre o setor do Rabobank. O motivo da queda dos preços é o término do pico de compra de fertilizantes pelos produtores norte-americanos. Além disso, a China deve elevar a oferta global de nitrogênio e fosfatados, aumentando ainda mais a pressão sobre as cotações internacionais de ureia, fosfato monoamônico (MAP) e fosfato diamônio (DAP). Em contrapartida, para os produtos nitrogenados, o agravamento da situação na Ucrânia pode reduzir a oferta global, amenizando assim a tendência baixista. Com relação ao potássio, a tendência é de estabilidade nos preços nos próximos meses, após intensa queda. O controle dos estoques pela indústria internacional e a firme demanda brasileira podem promover algum suporte aos preços.
Tempo:53"
BG

Encontro discute adoção de formas de geração de energia renovável

Loc: O I Fórum Mineiro de Energia Renovável, o Minas Meeting, será o ponto alto das comemorações do Governo de Minas para a Semana do Meio Ambiente 2014. O evento, que acontece em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de junho, reune representantes de toda a sociedade para avaliar a crescente importância das matrizes energéticas alternativas. São sete painéis com temas abordando a questão em Minas, no Brasil e no mundo. A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente), Janaina Maria dos Anjos, afirma que  “as fontes renováveis têm papel importante, pois existe uma tendência no crescimento de sua participação, além de apresentarem grande vantagem do ponto de vista ambiental”.
Tempo:46"
Tempo total: 03'51"

VH/BATE PAPO

Expocafé faz simpósio de mecanização da lavoura

Loc: A Expocafé,  o maior evento do agronegócio do Brasil, de 4 a 6 de junho, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas. Antecedendo o evento, na terça-feira, dia 3, houve o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira,  que discutiu os efeitos da seca sobre a produtividade e colheita do café, nutrição do solo visando à cafeicultura de precisão e gestão dos custos da mecanização da lavoura cafeeira. Para falar sobre o simpósio, Henrique Menezes conversou com o diretor técnico da Epamig, Plínio César Soares.
Sonora: Plínio César Soares
Começa: "A ferira..."
Termina:"...para terreno."
Tempo:02'44"

Nota pé: O Sul de Minas é a maior região produtora de café de Minas e do Brasil. Com cerca de 37 mil propriedades cafeeiras e uma área cultivada de 516 mil hectares, a região responde por 56 por cento da produção mineira e 29 por cento da safra nacional.
Tempo:03'42"

VH/O TEMPO (03/06/14)

Loc: Confira a previsão do tempo em Minas Gerais para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na quarta-feira, céu nublado a parcialmente nublado com chuvisco no Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu parcialmente nublado a claro com névoa úmida na Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus, e a mínima de 6.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus, e a mínima de 6.
BG
Na sexta-feira, céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Sul, Sudoeste, Alto Paranaíba e Triangulo. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus, e a mínima de 8.
Tempo :01'05"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Mas amanhã estamos de volta. Até lá.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Um programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Tempo total do programa: 10'04"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados