..::Resumo de quadro do Rádio Emater em Ação - Emater-MG ::..
Adicionar aos favoritos Intranet 


RÁDIO EMATER EM AÇÃO


Emater em Ação - Completo

 

Data de publicação: 02/06/2014
 
EMATER EM AÇÃO - 02/06/2014
   

clique
Para ouvir dê duplo clique sobre a imagem.
Para fazer o download, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção "salvar destino como".

EMATER EM AÇÃO – 02/06/2014

VH/ABERTURA

Olá amigos! Eu sou Maurício Almeida e no programa de hoje vamos falar sobre a expansão do cultivo do trigo em Minas Gerais. No estado, os trigais quase dobraram de área em dois anos. E Ministério da Agricultura proíbe produtos de longa duração com avermectina. Confira ainda no Emater em Ação mais uma dica técnica da série sobre as hortaliças não convencionais, plantas saborosas e nutritivas mas desconhecidas da maioria da população. A verdura dessa semana é a taioba, ingrediente de alguns pratos famosos da culinária mineira.

VH/FIQUE POR DENTRO

Cultura do trigo cresce em Minas

Loc: Mesmo com o bom momento da produção de alimentos no país, um dos mais consumidos pelo brasileiro ainda tem que ser importado: o trigo. O grão está presente na mesa do brasileiro, seja no pão, no bolo, no biscoito, ou até no pastel e na pizza. Mas, por conta de novas pesquisas, o cereal conquista novos territórios no Brasil é na última década cresceu mais de mil por cento em Minas Gerais. O coordenador técnico de Culturas da Emater Minas, Wilson Rosa, comenta sobre o que tornou o trigo uma cultura em crescimento:
Sonora: Wilson Rosa 
Começa: "toda..."
Termina:"...também."
Tempo:01'04"

Nota pé: Nos últimos dois anos, o valor pago pela tonelada quase dobrou. Devido ao bom momento da cultura, o cultivo aumentou em 30 por cento no estado na comparação ao ano passado.
Tempo:01'50"
BG

Proibidos produtos de longa duração com avermectina

Loc: O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta, dia 30, no Diário Oficial da União, uma instrução normativa que proíbe a fabricação e o uso de produtos veterinários antiparatisas de longa duração contendo avermectinas. Além da fabricação, o texto da instrução proíbe a manipulação, fracionamento, comercialização, importação e uso dos produtos antiparasitários de longa ação que contenham com o princípios ativo. Ficam suspensos também, os registros desses produtos, até que o Mapa promova estudos a respeitos do assunto. Em 2011, o Mapa já havia proibido o uso de avermectinas cujo período de carência  seja maior do que 28 dias em gado de corte confinado. O princípio ativo é utilizado em produtos veterinários de combate à parasitas internos e externos, como carrapatos. Entretanto, o produto deixa resíduos na carne e no leite, caso os animais sejam abatidos ou ordenhados antes do tempo mínimo de carência, que é definido de acordo com a dosagem do produto. Os resíduos pode provocar intoxicação humana, com efeitos negativos sobre o fígado e o sistema nervoso central.
Tempo:01'16"
BG

Emater-MG faz mostra de tecnologias na Expocafé 2014

Loc: A Emater-MG vai participar da Expocafé, acontece de 4 a 6 de junho, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas, no Sul de Minas. Considerada o maior evento do agronegócio cafeeiro do país, a Expocafé promete disponibilizar o que há de melhor e mais moderno no setor, contemplando todo o ciclo da cultura, desde o plantio à colheita. No estande da Emater-MG, os visitantes poderão ter acesso às informações, serviços e tecnologias de baixo custo, destinadas aos  agricultores familiares. Os extensionistas vão falar sobre o programa Certifica Minas Café, hortaliças hidropônicas, além de apresentar de três tipos de terreiros para secagem de café, fossa ecológica, curral feito de borrachas de pneus, aquecedor solar feito de garrafa pet, torrador de café movido a água e arrancador mecânico de mandioca. Também serão disponibilizadas informações sobre o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Tempo:01'07"
BG

Feciagro 2014 reforça lado educacional

LOC: A Feciagro 2014 (Feira Comercial Industrial e Agropecuária do Pontal) será realizada de 4 a 8 junho, no Parque JK, em Ituiutaba, Triângulo Mineiro. Diferente de anos anteriores, a feira terá apenas os eventos voltados para o agronegócio, comércio e indústria, não havendo nesse ano os shows. Além da mostra de animais, julgamentos, torneio leiteiro e da parte comercial e industrial, o evento ganhará um aspecto educacional, onde vários seminários, cursos e palestras serão apresentados ao público interessado em cada área, levando conhecimento de uma forma geral.
Tempo:
Tempo:40"
Tempo:05'

VH/O TEMPO (02/06/14)

Loc: A frente fria está afastando do Sudeste, mas ainda consegue organizar pancadas de chuva pelo nordeste mineiro. No restante de Minas Gerais, uma massa de ar polar avança pela região, causando queda das temperaturas. Saiba como fica a previsão no estado para as próximas 72 horas, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia):
Na terça-feira, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no Noroeste, Centro, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu nublado a parcialmente nublado na Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com névoa úmida. A temperatura máxima é de 31 graus, e a mínima de 6.
BG
Na quarta-feira, céu nublado a parcialmente nublado com chuvisco no Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu parcialmente nublado a claro com névoa úmida na Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 32 graus, e a mínima de 6 graus.
BG
Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com névoa úmida ou nevoeiro no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima é de 33 graus, e a mínima de 6.
Tempo:01'26"

VH/DICA TÉCNICA

Série Hortaliças não Convencionais: Taioba

Loc: Hoje, na Dica Técnica, o coordenador técnico de Olericultura, Georgeton Soares fala sobre a taioba e como plantá-la. Rica em cálcio, fósforo, ferro, proteínas e com uma grande quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C, a verdura faz parte de alguns pratos famosos da culinária mineira.
Sonora: Georgeton Soares
Começa:"A taioba..."
Termina: "...em planta."
Tempo:

Nota pé – E na próxima segunda feira, a hortaliça a ser conhecida é a Serralha. Encerrando a série de hortaliças convencionais.
Tempo total:02'18"
BG

O Emater em Ação de hoje fica por aqui. Obrigado pela companhia e amanhã estamos de volta.

VH/ENCERRAMENTO
Loc.: Você ouviu o Emater em Ação. Programa produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Apoio Técnico: Maurício Almeida, Paulo de Ávila e Rafael Soal
Jornalista: Flávia Freitas
Estagiário: Henrique Menezes
Coordenação Geral: Giordanna Meirelles
Produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-MG. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Tempo total do programa: 10'11"




Documento sem título
Imprimir


 

Endereço da Unidade Central: Av. Raja Gabaglia, 1626 - B. Gutierrez / Belo Horizonte - MG / CEP: 30.441-194
Telefone: (31)3349-8001 ou (31)3349-8120
Copyright© EMATER-MG. Todos os direitos reservados